sábado, 9 de maio de 2015

Uesc integra a comissão para a construção do Consórcio de Saúde no Território Litoral Sul

A Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, representada pelo Pró-Reitor de Extensão, Alessandro Santana, oficializou, nesta quinta-feira, 7, o apoio institucional para a criação do Consórcio Público de Saúde do Litoral Sul (CPS-LS), que terá o objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde em Itabuna e municípios circunvizinhos.
O Pró-Reitor de Extensão Alessandro Santana destacou que o Consórcio é um instrumento extremamente importante para a região, tendo em vista que “as políticas públicas mudaram, e a maneira legal e coerente para acompanhar esse desenvolvimento é apostar nesse instrumento intermunicipal, no qual os serviços e equipamentos serão compartilhados pelos municípios no seu entorno”, avaliou.

Para o presidente da Amurc/CDS-LS, Lenildo Santana, a participação da Uesc nesse processo será muito importante porque se trata de uma instituição que conhece as necessidades regionais e acredita na união das entidades para solucionar os problemas de saúde na região. “Nós tivemos um avanço na saúde, conseguimos liberar alguns procedimentos eletivos nos hospitais de Itabuna e nós estamos no segundo momento, que é, após a discussão do consórcio, retomar a ampliação dos serviços”.
A iniciativa atende a uma solicitação do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no qual os municípios e o Estado serão responsáveis pela gestão regionalizada de 32 especialidades médicas. O equipamento vai dar suporte a Atenção Básica nos municípios, através das policlínicas, que inicialmente serão implantadas 10 unidades nas microrregiões e, posteriormente, serão estendidas as demais unidades regionais.
A Comissão de criação do Consórcio está definindo uma agenda com o secretário de Saúde e de Relações Institucionais do Estado para, ainda esse mês, discutir a instalação de uma Policlínica na Região Cacaueira. O outro passo será de dar encaminhamento para que os municípios possam formar o contrato de rateio e de Protocolo de Intenções para a consolidação desse Consórcio.
O prefeito de Pau Brasil, José Alberto dos Santos Rocha declarou que, com a criação desse instrumento de gestão compartilhada e com a instalação da Policlínica, a população terá a solução para os serviços de diagnóstico de imagem, laboratório e atendimento de especialidade. “Por isso, temos pressa em fundar o Consórcio para não perder a oportunidade do que ratificou a fala do Governador Rui Costa no último encontro em Uruçuca, de que os 10 primeiros Consórcios serão contemplados com uma Policlínica”, lembrou o gestor.
Os trabalhos inerentes a criação do Consórcio Público de Saúde do Litoral Sul (CPS-LS) estão sendo conduzidos pela comissão eleita pelos gestores, compostas dos (as) prefeitos (as) dos municípios de: Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Coaraci, Uruçuca, Pau Brasil  e Barro Preto.
Por Vivine Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...