segunda-feira, 9 de março de 2015

São Desidério lidera ranking de crescimento populacional

Uma estimativa feita pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia estima que entre 2010 a 2030 o município de São Desidério ocupará primeira posição do ranking de crescimento populacional. A pesquisa foi realizada através de saldos migratórios positivos, nas trocas intra estaduais. São Desidério passará a se beneficiar do intenso fluxo migratório para o Oeste baiano.


Ainda foi possível verificar que o município apresenta taxas de fecundidade acima do nível ideal para assegurar a reposição populacional. Com uma taxa de crescimento anual em torno de 3,34%, essa porcentagem apresenta que o município terá um maior contingente populacional no estado, ao final do período projetado até 2030.

ENTENDA A 
ESTIMATIVA PROJETADA ATÉ 2030 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista-IBGE, aponta que o ritmo de crescimento demográfico do município aumenta de uma forma acelerada. Entre 2013 e 2014, São Desidério obteve um saldo positivo passando de 31,785 a 32,078 habitantes.

Vale ressaltar que o município é o maior produtor de algodão do Brasil, com 12,4% da produção nacional e conhecido mundialmente pelo volume de grãos produzidos. Esse contexto, desperta interesse a investidores e aumenta a fluxo migratório para o município, além da  crescente demanda de emprego que atraí várias pessoas de cidades vizinhas.


“O desenvolvimento econômico do município contribuiu muito para crescimento da população, hoje temos a maior área territorial plantada no país, sendo o maior produtor de algodão do Brasil, e de  grãos do norte-nordeste, estamos conseguindo atrair  empreendimentos na área industrial a exemplo da unidade de processamento de caroço de algodão  que será financiado com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão-IBA e da  Termoelétrica Campo Grande com a capacidade de produção de 150 MW,    sendo a maior da América Latina em biomassa, sem falar da, a construção da Ferrovia Oeste que vem para melhorar a logística da região.”, relatou o prefeito Demir Barbosa. 



 12º Rally Feminino de Bike em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
A manhã de domingo, 08, só estava começando para as participantes do 12º Rally Feminino de Bike. Disposição, alegria, sorrisos não faltaram para participante Suzana Santos que caracterizou a sua bicicleta para enfrentar um percurso de 10 km de estrada passando nas localidades de Roçado Velho, Ribeirão até chegar à AABB de São Desidério.

O evento foi uma ação da prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “É um dia muito especial para todas as mulheres, e tudo comprova que não somos frágeis, a cada dia ganhamos espaço e conquistamos a nossa dependência. Não somente esse dia, mas, todos os dias as mulheres sejam respeitadas e valorizadas na nossa sociedade”, disse a participante Suzana Santos.
Durante o dia, a cantora Maura e Banda, Shasha Medeiros e a Banda Sound Magnata animaram o momento das mulheres. “A secretaria de Cultura, valoriza o lazer da nossa população. Hoje, mais do que especial comemoramos com muita alegria o 12º Rally Feminino de Bike. Na oportunidade desejo a todas as mulheres que continuam conquistando o seu espaço e ajudando no crescimento de uma sociedade mais igualitária. Parabéns as participantes e a todas as mulheres e, em especial as que moram em nosso município”, desejou o secretário de Cultura, Nerito Carvalho.
A programação cultural contou com diversas brincadeiras interativas, grupos de dança, teatro, vôlei, dominó, baralho, dama e dentre outros. Além de sorteios de brindes e bicicletas. “ Preparamos um dia diferente para as mulheres do município e localidades, esse momento, é feito com muito carinho e dedicação, pois, todos os dias é dia da mulher. A cada ano estamos investindo no lazer da nossa população para que as pessoas possam desfrutar da alegria e diversão. Desejo que a cada dia as mulheres cresçam, conquistem o seu espaço e transforme a nossa sociedade”, frisou o prefeito Demir Barbosa.
Por: Diego Souza/Fonte: IBGE e Tribuna da Bahia-Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...