segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aleluia cobra apuração do MPF à denúncia de empreiteiro baiano que envolve Wagner e Rui Costa

Diante das revelações do empreiteiro baiano Ricardo Pessoa, publicadas na edição de Veja desta semana, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) cobra do Ministério Público Federal a apuração das denúncias que envolvem o governador da Bahia, Rui Costa, o ministro Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Lula no escândalo do petrolão.

Em entrevista ao site da revista (veja.com.br), Aleluia diz: “O Ministério Público sabe que tem que denunciar todas essas pessoas. E isso inclui o governador da Bahia, Rui Costa, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma”.

Ainda na matéria, Aleluia afirma: “Não dá pra ficar com o sentimento de que quem vai para a cadeia são os achacados e nunca os achacadores. O ex-presidente Lula estabeleceu no governo dele um esquema de que só trabalhava [na Petrobras] quem pagava. Para ser empreiteiro no Brasil tinha que pagar propina para Lula”.

Para o deputado baiano, o Ministério Público deveria pedir a prisão preventiva de autoridades que, segundo ele, estão interferindo nas investigações sobre a Operação Lava Jato. “Quem com porcos se mistura farelo come. E Lula criou um chiqueiro na Petrobras. Por isso, não tem cabimento estarem soltos o ex-diretor Renato Duque, o tesoureiro João Vaccari Neto e o próprio Lula. Eles estão atrapalhando a investigação”.

A oposição já se movimenta em Brasília para convocar o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, a prestar depoimento na CPI da Petrobras. A ideia é que ele esclareça como a empreiteira teria utilizado dinheiro de propina em contratos com a Petrobras para abastecer o caixa do PT, irrigar campanhas políticas na Bahia e ainda pagar despesas pessoais do ex-ministro mensaleiro José Dirceu.

A reportagem de VEJA desta semana informa que Ricardo Pessoa, preso na Operação Lava Jato, fez chegar um resumo à revista do que ele pode revelar às autoridades caso feche um acordo de delação premiada.

Entre as informações do empreiteiro, está a confirmação de que o PT recebeu 40 milhões de reais por meio de doações eleitorais, que as campanhas dos petistas Jaques Wagner, em 2006 e 2010, e Rui Costa, em 2014, ao governo da Bahia foram financiadas com recursos do escândalo do petrolão, além de que colocou 10 milhões de reais na campanha à reeleição de Dilma Rousseff e que mais de dois milhões de reais em dinheiro sujo foram repassados ao ex-ministro José Dirceu para que ele pagasse despesas pessoais.

Leia também:

Aleluia diz que Rui Costa só faz "blá-blá-blá" e não tem ação contra violência

Aleluia volta a criticar a inoperância do governo do Estado
Aleluia volta a criticar a inoperância do governo do Estado
“Está na hora de o governador parar de ficar expelindo frases feitas e tomar medidas eficazes para combater a criminalidade na Bahia”, afirma o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas. Para o líder oposicionista, a "mão forte do Estado" de Rui Costa não foi sentida no carnaval, onde a ausência de barreiras de segurança nos circuitos resultou no aumento de 600% na violência com armas de fogo.

“Duas pessoas foram assassinadas e 21 foram baleadas durante a festa. Isso poderia ter sido evitado com o uso das barreiras de segurança”, destaca Aleluia. Na opinião do parlamentar, o governador Rui Costa precisa parar com o blá blá e dar condições para a polícia trabalhar com ações preventivas, o que indiscutivelmente daria resultados mais eficazes.

“O carnaval de Salvador é a maior festa popular do mundo e a folia deste ano foi ainda melhor com as inovações adotadas pela prefeitura. Pena que o governo estadual não tenha sido tão eficiente naquilo que é de sua responsabilidade: a segurança pública”, observa Aleluia.

O presidente estadual do Democratas lembra que recentemente defendeu a ação policial na manutenção da ordem, quando as linhas auxiliares do PT tentaram desmoralizá-la. “Agora não poderia ficar omisso, quando o governador, no primeiro grande desafio de sua gestão, o carnaval, deixa a segurança desamparada, sem a estrutura necessária para garantir a paz”.

Aleluia denuncia ainda que diariamente continuam acontecendo explosões de caixas eletrônicos e agências bancárias em todo o estado, apavorando a população. “Nos últimos dias, ocorreram ações criminosas deste tipo em Pojuca, Itatim e Salvador. Está na hora de o governador mostrar a mão forte do Estado contra esta bandidagem”.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...