terça-feira, 4 de novembro de 2014

Imunização contra a poliomielite e sarampo começa neste sábado, dia 08

A Secretaria Municipal de Saúde de São Desidério realizará no período de 08 a 28 deste mês de novembro a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e de seguimento do sarampo.
A novidade na campanha deste ano é a realização de dois “Dias D”, no segundo e no quarto sábado do mês, 08 e 22 de novembro, nas Unidades de Saúde da Família, Antônio Pereira da Rocha e Otacílio Jesuino de Oliveira, ambas na sede, além das USF,s, Paulino Antônio de Oliveira no distrito de Roda Velha e em Sítio do Rio Grande, onde 52 profissionais da área de saúde estarão envolvidos.
“Serão duas oportunidades para os pais que porventura não puderem procurar as unidades durante a semana, e assim, irão garantir a proteção dos filhos. É importante levar a caderneta de vacinação para atualização das demais doses”, orientou a coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria.
No município, a meta da campanha é vacinar contra a pólio, no mínimo 95% das crianças com idade entre 06 meses até menores de 05 anos, o que corresponde a 2.312 da população alvo. A vacina contra o sarampo, também chamada Tríplice Viral, é voltada para crianças com idade de 01 a 05 anos incompletos e também protege contra a rubéola e a caxumba. A cobertura preconizada pela secretaria de Saúde é de 95% do público alvo, ou seja, 2.067 crianças.
Erradicação - Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1990 não são registrados casos de pólio no Brasil e desde 1989 na Bahia. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre da viralização do póliovirus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das américas. “Assim, o objetivo da campanha é manter a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem no país”, alertou Mônica.
POr -  Adinete Batista-Fotos: Rodney Martins e divulgação

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...