Segundo Marco Lessa, levando em
consideração o consumo ‘per capta’ médio e a ocupação de 100% da rede
hoteleira, estima-se que os turistas tenham injetado aproximadamente 2 milhões
e 500 mil reais na economia ilheense
Cerca de 20 mil
pessoas, oriundas de várias cidades da Bahia e de outros estados do país,
visitaram o município de Ilhéus durante a Semana Santa e o Feriado de
Tiradentes, período que marcou a realização da segunda edição do Aleluia Ilhéus
Festival. A informação é do presidente da Associação de Turismo de Ilhéus
(Atil) - uma das entidades promotoras do evento, Marco Lessa. Segundo ele, se considerarmos
o consumo ‘per capta’ médio e a ocupação de 100% da rede hoteleira, estima-se
que os visitantes tenham injetado na economia local aproximadamente 2
milhões e 500 mil reais.
Outro dado revelado por
Lessa dá conta de que, durante o Aleluia Ilhéus Festival, realizado na Avenida
Soares Lopes, entre os dias 16 e 21 deste mês, o volume de negócios gerados nos
40 estandes do Pavilhão da Feira de Economia Criativa passou dos 500 mil reais.
“Isso, obviamente, incluindo a venda de bebidas e de diversos produtos, como
chocolate, confecções e artesanato”, completa.
O presidente da Atil ressalta
o impacto econômico da visita de milhares de pessoas ao município,
primordialmente no comércio e no setor de prestação de serviços, e chama
atenção para o incremento de 25% em relação ao evento realizado do ano passado.
“Esse aumento pode ser explicado por alguns fatores, como a melhor distribuição
das atrações e a ampliação do Aleluia Ilhéus, que contou com um dia a mais”, explica
Marco Lessa, que acrescenta: “quando há um aquecimento significativo da
atividade turística, todos os segmentos acabam ganhando. Do borracheiro à
baiana do acarajé; da farmácia ao hotel”.
Lessa também destaca
o processo de consolidação do Aleluia Ilhéus Festival, que, a seu ver, já ocupa
posição de destaque no calendário baiano. “Para que isso se fortaleça, ano após
ano, é fundamental trabalharmos a ideia de pertencimento do evento pela cidade,
realidade que, a partir daqui, deve prevalecer, independentemente de aspectos
políticos partidários”, opina. De acordo com Lessa, alguns pontos positivos do
evento devem ser enfatizados, como o aquecimento da economia e a valorização da
cultura.
Liderança - Na opinião do
secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, com a segunda edição do Aleluia
Ilhéus Festival, vários objetivos foram atingidos. Um dos mais importantes foi
o fato da cidade alcançar a liderança regional de procura de turistas baianos
durante a Semana Santa. “Tomando por base a ocupação de 100% dos leitos da rede
hoteleira, o público excepcional que compareceu todas as noites à Avenida
Soares Lopes e as inúmeras caravanas que vieram para Ilhéus, oriundas de várias
partes do Estado, podemos afirmar que o município foi um dos principais
destinos da Bahia durante o Feriadão”, afirmou.
Comunicação Social – Secom-Ilhéus, 25.04.14
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável