quarta-feira, 9 de abril de 2014

ACI realiza resgate histórico da entidade

Com o objetivo de difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, uma pesquisa está sendo realizada há dois meses no Arquivo Público de Itabuna José Dantas de Andrade e no Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Uesc. De acordo com o presidente Luiz Ribeiro, a ideia é promover exposições e distribuir o conhecimento entre as escolas de Itabuna, visando compartilhar a história da Associação, que lutou pela emancipação da cidade.

Os jornalistas Waldyr Montenegro e Joselito Reis, que realizam a pesquisa dos registros históricos, revelam que foram encontrados alguns relatos sobre a Associação a partir da década de 1920, nos jornais A Época, O Intransigente e o Jornal de Itabuna, que destacaram as lutas em prol da cacauicultura e do comércio em geral. A ACI nasceu em 14 de junho de 1908, a partir de uma mobilização de empresários itabunenses contra o arrocho fiscal na cobrança de impostos.
Além das suas lutas em defesa dos interesses municipais, Luiz Ribeiro destaca que a entidade é respeitada, principalmente pelo fato de ter participado da emancipação política administrativa de Itabuna, em 28 de julho de 1910. Nesse sentido, a “ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva”, relatou.
Os interessados em contribuir com sugestões e/ou documentos históricos (fotografias, recortes de jornais, etc.), podem entrar em contato com a entidade pelo telefone: (73) 3613-1171 ou através do e-mail: aceitabuna@gmail.com.
Apoio
            A pesquisa conta com o apoio de profissionais que fazem parte do Arquivo Público de Itabuna, José Dantas de Andrade e do Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Uesc.

Da assessoria por Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Milei diz que Bolsonaro teve liberdade de movimento censurada pelo STF

  Argentino esteve na posse de Trump e comentou a decisão de Moraes O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente Jair Bolsonaro. (F...