segunda-feira, 7 de abril de 2014

Profissionais debatem a importância do brincar para a educação infantil em Ilhéus

Durante o Encontro das Escolas Conveniadas da Educação Infantil, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 7, na Escola Municipal Dom Bosco, os profissionais da educação discutiram a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo da criança.
 A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) e cinco escolas conveniadas com o município realizaram o Encontro das Escolas Conveniadas da Educação Infantil, nesta segunda-feira, dia 7, na Escola Municipal Dom Bosco, no Bairro Banco da Vitória. O objetivo do evento, que teve como tema principal “O brincar: espaço e tempo na infância” foi preparar os profissionais da educação infantil para o ano letivo de 2014 que inicia na próxima segunda-feira, dia 14.

Segundo a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, a promoção de cursos e eventos voltados para o debate sobre métodos educacionais e temas vinculados à atividade, permite a construção de novas formas pedagógicas.  “À medida que fazemos a capacitação dos professores, o trabalho deles melhora, aperfeiçoando o atendimento à criança”, considera. “O professor de educação infantil é, sobretudo um cuidador, alguém que tem que saber brincar com a criança, saber dialogar, porque uma criança satisfeita no espaço em que está aprende melhor”, afirma a secretária.
O encontro contou coma presença dos profissionais das escolas de educação infantil Emília de Brito Correia, Dom Bosco, Creche Centro de Promoção à Vida, Creche Solidariedade e Centro de Convivência Pastor Severino Soares. Segundo a diretora das escolas conveniadas, Soraia Pereira dos Santos, o foco é preparar o profissional. “Viemos para discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança; compreendemos que brincar é um elemento construtivo, inerente à infância e permeia todas as áreas do conhecimento”, atesta.  
A doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Cândida Alves, e as mestres Maria Aparecida e Simara Cardoso, da Seduc conduziram as discussões. “Trouxemos professores, coordenadores e pessoas que contribuem direta e indiretamente com a educação das crianças, para se prepararem melhor, afinal, a criança está num espaço que sistematiza o saber, mas um saber dentro do brincar”, informa Soraia.
Para a diretora da creche Centro de Direção à Vida, Joana Góis, encontros como estes são importantes para a reciclagem do profissional de educação. “Normalmente, a gente trabalha por anos e vai se acomodando, então é bom termos alguém que nos traga coisas novas; isso contribui para que a gente cresça”, afirma a diretora.
“Não é sempre que conseguimos nos reunir para discutir sobre como transformar o brincar em parte da rotina de aprendizado do aluno”, pondera a coordenadora do Centro de Conivência Pastor Severino Soares, Lucinéia Cunha. “As palestrantes desenvolvem pesquisas na área e vão contribuir bastante para a formação da gente. Acredito que ao iniciarmos o ano letivo, teremos outra visão, outra mentalidade”, conclui.

Da - Secretaria de Comunicação (Secom)-Ilhéus – 07.04.14

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...