quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Daniel Almeida pede o rompimento do contrato da Via Bahia


O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (25) com Jorge Bastos, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O parlamentar baiano, que é coordenador da Bancada da Bahia, solicitou a revogação do contrato da concessionária Via Bahia, que opera a BR 324.

Durante o encontro o deputado baiano apontou uma série de falhas na gestão do contrato, entre elas, a falta de sinalização vertical e horizontal, problemas na pavimentação. Um dos exemplos mais significativos do descaso em relação às obrigações contratuais, segundo Daniel, foi o tempo gasto para fechar a cratera formada no KM 618 da rodovia (sentido Salvador - Feira de Santana), nas proximidades do Porto Seco Pirajá. 

O diretor geral da ANTT disse que a Via Bahia tem sido fiscalizada e multada pelo não cumprimento das obrigações contratuais. Ele afirmou ainda, que a empresa será convidada nos próximos dias a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Este documento conterá alguns compromissos emergenciais, que terão que ser cumpridos, nos prazos estipulados. O não cumprimento resultará no rompimento do contrato. 
O deputado Daniel considera a assinatura do TAC uma medida paliativa e insuficiente. Ele não acredita que resolverá o problema, porém o compreende que ele é uma medida de segurança jurídica. “O comportamento da empresa é uma demonstração óbvia da incapacidade de continuar operando o serviço. Estou certo de que o TAC será o primeiro passo para o processo de rompimento do contrato”, afirma. 
Outro assunto tratado durante a audiência foi a pactuação entre a ANTT e o DENIT para construção do anel viário da BR 101, em Santo Antônio de Jesus. A obra será executada com recursos de emenda da Bancada da Bahia. 

Por - Karlo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...