quinta-feira, 22 de agosto de 2013

COMUNIDADE DE ITAMARACÁ MERECE RESPEITO

Ponte sobre o Rio Cachoeira, uma das mais atingas de Itabuna, ligando a Itamaracá
nas grandes enchentes o distrito fica isolado  
No surgimento de Itabuna, conforme diz a história, o seu comércio, tudo começou por aqui,  Ferradas e Itamaracá, mas até hoje essa ponte que liga essas duas comunidades, que só passa um carro por vez, apesar de muitas promessas dos governantes, ainda não mereceu a devida atenção do Poder Público Municipal.
A construção dessa ponte muito iria beneficiar essas comunidades rurais, fortalecendo o escoamento agrícola e leiteiro.
A barragem

A barragem de Itamaracá, no Rio Piabanha, além de servir para o lazer, contava com um "véu de noiva", estrategicamente  instalado para isso.  Administrada pela Emasa, servia para abastecer a população local com água tratada,  realização de torneios de futebol e piqueniques, nos finais de semana e feriados.  Mas, com as constantes enchentes do rio, o empreendimento desmoronou tirando todas essas atrações e, consequentemente, prejudicando o comercio dos itamaracaenses, quando muitos pequenos comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos. Uma pena!

Com isso, o distrito de Itamaracá, a nove quilômetros de Ferradas está sofrendo os seus piores dias, sem o seu instrumento de lazer, que nos finais de semana recebia dezenas de pessoas de toda a região, para tomar um banho em seu "véu de noiva", ou participar dos torneios de futebol,movimentando o seu pequeno comércio. A barragem já está completando três anos que desmoronou e ninguém fala  em sua recuperação.

Fotos: Joselito dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...