quarta-feira, 12 de junho de 2013

São Desidério realiza coleta de resíduos de serviços de saúde com certificação

Em cumprimento à exigência da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, de número 306/2004 e da Resolução 358/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, a Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Saúde assinou um contrato com a empresa RETEC Tecnologias em Resíduos Ltda, para a prestação de serviços técnicos especializados em coleta, acondicionamento, transporte, tratamento, descaracterização e destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde.

Diante de tal situação, foi realizada uma reunião com o representante comercial da empresa contratada, Fernando Luiz de Oliveira, o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Dorimar Almeida, a líder de Planejamento e Avaliação do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida, Helena Luíza Crusoé, no auditório Manoel Rodrigues de Carvalho da prefeitura municipal para ministrarem uma palestra para enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários de limpeza e higienização das unidades de serviços de saúde do município. Esta palestra teve o intuito conhecer a proposta da empresa, de debatê-la, e difundi-la para os funcionários atuantes na área e para a comunidade. Houve também a orientação acerca da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde – PGRSS.
Fernando Luiz explicou aos presentes sobre a classificação dos resíduos de serviços de saúde, que se dividem em cinco grupos e exigem formas de manejo especificas, são eles: A - Biológico, B - Químico, C - Radioativo, D - Comuns, E - Perfuro cortantes. Falou ainda que, todo gerador de resíduos de serviços de saúde – RSS é responsável por estes resíduos desde a coleta até o destino final, e, também é responsável pela elaboração do PGRSS.
Luiz também teceu diversos elogios ao governo municipal. “São Desidério sai na frente com esta ação, está de parabéns a administração, isso reflete a preocupação com o meio ambiente, saúde pública e melhores condições higiênicas e sanitárias dos funcionários da saúde”.
Sob este prisma, a secretária de Saúde, Cássia Carlos Neves, continua. “Com esta iniciativa o poder público só vem a ganhar, pois irá reduzir o volume na geração dos resíduos, contribuir para o controle dos riscos de acidentes de trabalho, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e saúde pública, e contribuir para a qualidade da higiene em unidades de saúde, com ênfase ao controle de infecção hospitalar, além de promover uma educação ambiental contínua, melhora a qualidade de vida”, apontou.
Considerando que os serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os RSS por eles gerados, desde o momento de sua geração até a sua destinação final, atendendo às normas e exigências legais, cabe à vigilância sanitária a elaboração de um plano concentrado abrangendo todo o município (hospital, unidades de saúde familiar, postos de saúde, clínicas odontológicas, laboratórios, drogarias e farmácias). Desta forma, destacou Dorimar Almeida. “Vamos formar uma comissão para darmos início à elaboração do plano, para que assim possamos fiscalizar o cumprimento das normas”.
Caberá também a elaboração de um plano específico para o hospital e unidades de saúde. “O primeiro passo foi dado com a contratação desta empresa na prestação destes serviços de suma importância para saúde pública do município, e partir de agora daremos inicio ao plano, o fundamental é que ele seja elaborado pelos envolvidos no processo”, assegurou Helena Luiza.
A empresa contratada já disponibilizou 14 bombonas (contêineres) de 200, 50 e 20 litros de capacidade, sendo divididas entre o hospital e unidades de todo o município. A coleta será feita semanalmente, sem contato manual com os resíduos. Todos os veículos coletores da RETEC possuem certificação para transporte de cargas perigosas.
Por - Adinete Batista - Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...