quinta-feira, 13 de junho de 2013

Gilberto Santana propõe criação de cadastro estadual de veículos

Projeto prevê a instalação de um banco de informações de acesso público

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem uma frota de 2.877.271 veículos, desse total 909.410 são motocicletas. Com o aumento do contingente no Estado, o número de queixas de furtos e roubos atingiu índices alarmantes.


Segundo dados da Secretária da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em 2012 foram registrados só na capital baiana 1.482 furtos – quando não há uso de violência ou ameaça – e 6.743 roubos – quando há algum tipo de violência. No interior do estado a situação não é menos preocupante, as estatísticas mostram que, no mesmo ano as centrais de polícia registraram 4.219 de boletins de furtos e 2.349 de roube.




No primeiro trimestre de 2013 já foram registrados, só em Salvador e região metropolitana 364 furtos e 1.616 roubos. Essas ações podem representar, de acordo com a policia, o primeiro passo para que sejam cometidos outros atos delituosos, como assaltos a bancos, sequestros e saidinhas bancarias. Visando coibir o crescimento desses dados, o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN), propõem através do Projeto de Lei de nº 20.312/2013 já publicado em Diário Oficial, a criação de um Cadastro Estadual de Veículos Furtados e Roubados.



A proposta prever a instalação de um banco de informações públicas, através de plataforma digital hospedada na rede mundial de computadores, com conteúdo a cerca das características externas do veículo, como por exemplo: marca, modelo, tipo de combustível, ano de fabricação, cor predominante, placa dentre outras especificidades que possam caracterizar o bem.



Santana afirma que o projeto agirá em parceria com a rede Infosag, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), autarquia vinculada ao Ministério Público. “A proposta é o primeiro passo para uma matéria já apresentada na Câmara Federal, que prevê a criação de um Cadastro Nacional de Veículos Furtados e Roubados”, pontua Gilberto. Ele ainda inclui, que caso o projeto seja aprovado pela Câmara a Bahia já estaria com o cadastro pronto.



Segundo o projeto, que contém sete artigos e estima a união dos órgão estaduais e da sociedade, a atualização do banco de dados estadual ficaria a cargo da unidade policial onde foi registrada a ocorrência e caberá à autoridade que receber a queixa, todas as medidas necessárias à comunicação dos fatos às demais entidades competentes. Dessa forma, as vítimas passam a ter acesso, direto e ativo, ao andamento das investigações podendo averiguar os veículos que se adequam ao perfil de suas ocorrências.


Ascom – Deputado Coronel Gilberto Santana
  
Da - Assessoria de Comunicação Deputado Coronel Gilberto Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...