quinta-feira, 20 de junho de 2013

Festa de Olivença eleita a mais animada do projeto São João dos Bairros

Pelo segundo ano consecutivo, o arraial de Olivença, que ocorreu no último domingo, 16/06, foi eleita a mais animada do Projeto São João dos Bairros, realizado pela TV Santa Cruz, em parceria com as prefeituras de Ilhéus e de Itabuna. O resultado da eleição ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 19, na festa  de encerramento do projeto, que reuniu os representantes das associações dos bairros que foram contemplados neste ano de 2013, gestores públicos, jornalistas, profissionais da TV e a comissão organizadora do projeto. Ilhéus também elegeu a Rainha do Milho, Carol Perona, do Bairro da Barra de Itaípe, e a Princesinha do Milho Vitória Evelin, de Olivença.

O São João dos Bairros tem como objetivo resgatar a tradição comunitária dos festejos juninos e proporcionar entretenimento para a população. Este ano, além de Olivença, o projeto aconteceu também nos bairros do Pontal, dia 19 de maio, e na Barra, no último dia 9, e em três bairros do município de Itabuna. A escolha da festa mais animada é realizada por uma comissão formada por integrantes da produção do evento. Entre os critérios avaliados estão aspectos culturais, participação popular, empenho da associação de moradores, organização, criatividade e animação.
A grande marca do projeto é a participação comunitária e a valorização da cultural local. Em todas as festas, tanto no município de Ilhéus, quanto de Itabuna, a tradição do São João esteve manifesta através das músicas, quadrilhas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas. O projeto também contempla artistas locais, como as bandas e grupos de dança, que fizeram a animação dos participantes.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, que prestigiou todos os dias do projeto em Ilhéus, o São João dos Bairros é importante para integrar a comunidade e as famílias. “Esse é um projeto que reúne a família, integra a comunidade. É preciso que outros bairros sejam contemplados no ano que vem, pois existem locais que estão com ciúmes daqueles que foram escolhidos”, afirmou o prefeito. “Ficamos muito felizes com a realização da festa em nosso município, estive em todos os domingos e senti uma grande alegria popular, vamos fazer o possível para nos próximos anos, possamos contemplar mais bairros e tornar a festa ainda mais atrativa”, frisou.
Segundo o diretor da TV Santa Cruz, Adriano Martins, a intensa participação dos moradores dos bairros na produção da festa, na decoração e na mobilização da comunidade foi surpreendente. “O São João dos Bairros superou todas as expectativas. O envolvimento das comunidades foi surpreendente. Nosso desafio agora é ampliar o projeto, e isso vai depender de conseguirmos estrutura suficiente para, por exemplo, realizarmos a festa simultaneamente em Ilhéus e Itabuna”, afirmou Adriano Martins.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 20.06.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...