sexta-feira, 21 de junho de 2013

Exames gratuitos para rastreamento de câncer de mama são realizados em Ilhéus

O mutirão de combate ao câncer de mama, em Ilhéus, está realizando atendimento e exames gratuitos para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, período de maior incidência da doença. Duas unidades móveis equipadas com mamógrafos se encontram instaladas no Centro de Atenção Especializada (CAEIII), antigo SESP (Avenida Canavieiras), funcionando no horário das 8 às 17 horas. A iniciativa é da secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus.   



O programa de rastreamento do câncer de mama foi lançado em Ilhéus, no último sábado, pelo secretário de Saúde baiano, Jorge Solla, e pelo prefeito Jabes Ribeiro, que salientou a importância dos mutirões de saúde para a prevenção de doenças. “Acho que a gente tem que avançar no sentido de promoção de programas permanentes, inclusive buscando maior flexibilidade nas leis para garantir serviços como estes”, destacou o prefeito.
A realização dos exames para o câncer de mama, em sistema de mutirão, vai acontecer em Ilhéus até o dia 28 de junho. As mulheres interessadas devem comparecer à unidade de saúde CAE III portando carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).  Antes do atendimento, é realizada uma pequena entrevista para identificar requisitos necessários ao exame, como idade e condições clínicas. Mulheres, que estão em tratamento contra câncer, por exemplo, não podem fazer o rastreamento.  
Resultado - Após a triagem é feito o exame de mamografia, que será encaminhado para análise em Salvador. O resultado fica pronto em 30 dais. Caso positivo, a Secretaria Municipal de Saúde encaminha a paciente para a unidade de tratamento conveniada na Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. A secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, alerta as mulheres para a oportunidade de realizarem o exame de rastreamento. Além das alterações no organismo, a doença também interfere no estado psicológico das mulheres, que, muitas vezes, perdem a autoestima.  
Em Ilhéus, o mutirão de rastreamento do câncer de mana contaria com uma unidade móvel para o atendimento na zona sul, mas por problemas de infraestrutura na rede de energia elétrica, esse veículo também está realizando exames no CAE III.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 20.06.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...