segunda-feira, 6 de maio de 2013

Secretários de Ilhéus discutem os Objetivos do Milênio com o MP


Com a proposta de debater as medidas a serem executadas neste ano de 2013 para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, em Ilhéus, secretários municipais participam nesta terça-feira, dia 07, de encontro promovido pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, no Escritório Regional do Ministério Público, a partir das 10 horas. As discussões fazem parte do planejamento interinstitucional do programa ‘O Ministério Público e Os Objetivos do Milênio’ voltado para o estudo de ações conjuntas entre instituições ligadas à educação, incluindo obras de reforma e construção de prédios, segurança interna e no entorno das escolas, diminuição de fatores de riscos à saúde bem como a promoção de eventos de conscientização da comunidade.

Durante o encontro, o MP apresentará o programa, fazendo uma avaliação das ações realizadas no ano passado no município. Também será elaborado o plano conjunto para 2013, com indicações de ações necessárias, bem como a avaliação das condições orçamentárias e projetos do Governo. Outros tópicos do debate serão a inclusão do Seminário de Mobilização Social pela Educação, previsto para o mês de agosto, no calendário de eventos do município, o lançamento da 3ª edição do jornal Eco Teens, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), além da realização do III Simulado de Incêndio em Escolas Públicas de Ilhéus, que vai ocorrer em outubro.
Objetivos do Milênio – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros, no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90, sobre meio-ambiente, desenvolimento, direito das mulheres, desenvolvimento social e racismo, a declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

São eles: erradicar a probreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a proliferação da AIDS, da malária e de outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Concretos e mensuráveis, os oito objetivos – com suas 22 metas (24 no Brasil) e 48 indicadores – podem ser acompanhados por todos, em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos a seus reprentantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Eles também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sistêmicas, para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...