sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ilhéus participa da Semana Nacional de Museus


As memórias, histórias e parte da cultura de Ilhéus estão inseridas na Semana Nacional do Museu, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre entre a próxima segunda-feira, 13, e o domingo, 19, em todo o país. A inscrição de Ilhéus no evento foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, e a programação inclui exposições, palestras e recitais, em diversos centros de cultura da cidade, incluindo a exposição do Museu do Mar e da Capitania, da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).  



Na Casa de Cultura Jorge Amado, serão expostos textos e fotografias produzidos pela mulher do escritor, Zélia Gattai, retratando a relação do casal com o poeta chileno Pablo Neruda.  Ainda, o acervo fixo da Casa de Cultura traz roupas e objetos pessoais do literato, além das capas dos seus livros e representações dos orixás. O espaço ficará aberto à visitação durante a semana, no período das 09 às 18 horas.

Já no Espaço Goca Moreno (Rua Antônio Lavigne de Lemos – Centro) poderá ser conferida a exibição do filme A Seara Vermelha, proibido pela ditadura militar por ter como eixo temático a reforma agrária. Outras atrações são a exposição de fotografias produzidas Zéllia Gattai, relatando a convivência cotidiana com Jorge Amado e família, na casa do Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, bem como a visita guiada à exposição Casa do Rio Vermelho, que reúne relato de pesquisas e entrevistas com os familiares do escritor. O Espaço Goca Moreno, ficará aberto sempre das 09 às 18 horas.

Ainda faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, em Ilhéus, a palestra Coronel Misael Tavares – um marco na história de Ilhéus, ministrada pelo professor Ronaldo Lindone, graduado em Filosofia e História e especialista em Metodologia do Ensino Superior. A palestra vai ocorrer na próxima terça-feira, 14, no período das 9 às 10 horas, no auditório do Ilhéus Hotel.

No mesmo local, na quarta-feira, 15, a partir das 20 horas, será ministrada a palestra Política Nacional de Museus e seu Impacto Sociocultural nas Instituições Museais da Bahia e Comunidades do Entorno, ministrada pela museóloga e especialista em educação, Elaine S. Gonçalves. Já no Salão Nobre de Eventos do hotel, será promovida, nos próximos dias 16 e 17, das 09 às 17 horas, a oficina Conhecer para preservar – Oficina de Educação Patrimonial para Monitores.

Mais atrações culturais vão ocorrer no Museu da Piedade. Entre os dias 13 e 19, das 08 às 17 horas, ficará aberta ao público a exposição de artes plásticas de artistas locais com temáticas ligadas à memória e identidade da região Sul da Bahia. Também será possível participar, nos mesmos dias e horários, da visita guiada pelo conjunto arquitetônico neogótico do local, que abriga museu, capela e escola.  No sábado, 18, na área verde do museu, será apresentado o recital lítero-musical, com a participação dos estudantes do ensino médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...