terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vane:diz que construção da barragem é um marco para Itabuna

Hoje o prefeito Claudevane Leite, recebe o governador Jaques Wagner em sua primeira visita a uma cidade do interior, depois da posse dos prefeitos. Wagner chega às 9h45min em Itabuna, depois de inaugurar a restauração do trecho de 25 quilômetros da BR-415, que liga Ibicaraí a Itabuna (bairro Ferradas). 

O governador fará o percurso Ibicaraí-Itabuna de helicóptero e será recepcionado pelo prefeito Vane, pelo presidente da Câmara Aldenes Meira e secretários municipais. Após os cumprimentos o prefeito e o governador seguem no carro oficial até o Centro de Cultura Adonias Filho, onde Jaques Wagner assina a Ordem de Serviço para a construção da barragem do Rio Colônia.

Vane, que esteve com o governador em meados do mês passado, considera a solenidade como o marco de uma nova relação de Itabuna com o governo do Estado. O prefeito reconhece que a obra da barragem é uma luta antiga de muitos participantes: “as lideranças de Itabuna vêm lutando há muito tempo por essa obra, que vai ser a solução para o problema de abastecimento de água em nosso município por, pelo menos, 50 anos”, mas ressalta a importância da obra começar justamente agora, quando se inicia uma nova administração com a proposta de resolver os principais problemas da cidade.

Para Vane é motivo de comemoração o início da obra e a coincidência de sua autorização ocorrer no mesmo momento em que começa uma nova administração: "Acredito que esse é um bom sinal de que entramos em uma nova fase em nossa cidade, de obras, de investimentos, de reconhecimento da força de Itabuna e do valor do seu povo. 

O governador Jaques Wagner sabe que pode contar com Itabuna e nós sabemos que o Governo do Estado vai olhar cada vez mais com bons olhos as reivindicações e as necessidades de nosso município e do nosso povo".

Principal obra de saneamento do Governo do Estado na região, a barragem do Rio Colônia vai regular o fluxo de água nos períodos de cheias do Cachoeira, diminuindo riscos de alagamento, e diluir a poluição rio.  Como benefício direto para a população, a nova barragem praticamente dobrará a capacidade de captação e distribuição de água em Itabuna para até 1.500 litros por segundo.

 Atualmente, a água que abastece a cidade é captada no Rio Almada, distrito de Rio do Braço, Ilhéus. Outra parte da cidade é suprida com água captada do Rio Cachoeira, por meio da estação de bombeamento em Nova Ferradas.


Departamento de Comunicação 
pOR: Giorlando Lima

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...