quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro tenta resolver pendências na Justiça


Jabes Ribeiro tenta resolver pendências na Justiça e busca recursos para realização do Carnaval


O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, encontra-se, nesta terça-feira, 08, em Salvador, com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o Des. Mário Alberto Simões Hirs, para negociar precatórios e o desbloqueio das contas municipais. O objetivo é encontrar saídas para tirar o município da grave crise financeira e administrativa que encontrou ao assumir o cargo. Na viagem à capital, o prefeito também tentará captar recursos junto ao governo do Estado para a realização do Carnaval 2013, em Ilhéus. 

As contas municipais foram bloqueadas em dezembro do ano passado, pelo TJ, após denúncias dos sindicatos dos professores e servidores do município sobre a má utilização dos recursos públicos. Com a ação do tribunal, a prefeitura fica impossibilitada de ofertar os serviços essenciais à população e de firmar convênios estaduais e federais para a captação de recursos.

Conforme estudos iniciais da atual gestão, a prefeitura soma uma dívida em torno de R$ 200 milhões, tendo uma arrecadação anual de cerca de R$ 240 milhões. Entre as dívidas, estão três meses de salários atrasados dos servidores e o pagamento das empresas mantenedoras de serviços como as de coleta de lixo, as telefônicas e até as mantenedoras de elevadores dos prédios municipais.

Para evitar que a situação piore e assegurar os serviços à população e a turistas, o prefeito decretou situação de emergência por 60 dias. Além disso, o prefeito assinou mais 11 decretos para reorganizar o município e a utilização dos recursos públicos. Além dos decretos, dos quais seta são voltados para questões ligadas à folha de pagamentos, o prefeito deu início, um dia depois de tomar posse, a um intenso trabalho de limpeza das ruas de Ilhéus.

O mutirão de limpeza incluiu a retirada da grande quantidade de lixo e entulho que estavam acumulados em quase todas as ruas, a varrição e lavagem das vias públicas, além da roçagem e eliminação do mato que estava crescendo nas calçadas e nas praças. Para o mutirão, a Prefeitura teve que contar com apoio de algumas empresas privadas, que cederam máquinas e equipamentos, uma vez que a frota do município está sucateada.

Equilíbrio financeiro - O prefeito Jabes Ribeiro está confiante na negociação com o TJ, e está tomando as medidas necessárias para reverter o quadro, restabelecendo o equilíbrio financeiro da Prefeitura do Ilhéus. Uma das medidas está sendo a redução da folha de pagamento que representou, até dezembro do ano passado, um impacto de cerca de 70% da receita, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que as despesas com salários não ultrapasse 54%. Ainda para a promoção do equilíbrio financeiro, a prefeitura irá modernizar a cobrança do IPTU, desenvolver novas formas de negociação da dívida ativa e somar esforços para ampliar a articulação com os governos estadual e federal.

Obras - Segundo o prefeito, o governador Jaques Wagner já sinalizou que, ainda este semestre, serão assinadas ordens de serviço para construção da nova ponte do Pontal e do novo hospital regional, antigas reivindicação dos moradores. Também estão assegurados os recursos para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para a pavimentação da malha viária urbana, com um amplo trabalho de repavimentação asfáltica.

Jabes Ribeiro entende que é necessário tomar medidas de austeridade para assegurar a qualidade dos serviços públicos e a fiscalização e ordenamento da ocupação do solo do município. “Há muitos problemas sim, mas nós estamos trabalhando para solucioná-los e preparar Ilhéus para receber importantes investimentos como o Porto Sul, a ferrovia, a duplicação da estrada Ilhéus/Itabuna, o novo aeroporto internacional, a Zona de Processamento de Exportações, a segunda ponte entre o centro e a zona sul de Ilhéus”, afirma.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...