quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Emasa realiza auditoria


Ricardo Campos, diretor-presidente da Emasa
Funcionários com salários atrasados e débitos com fornecedores que ultrapassam milhões de reais; falta de equipamentos e de produtos químicos indispensáveis para o tratamento de água, além de prédios em péssimo de estado de conservação. Estas foram algumas das principais irregularidades que o novo presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Ricardo Campos, constatou, ao assumir o comando da empresa no último dia 02.

Ele disse que foi feito um diagnóstico superficial, apenas para facilitar o direcionamento das ações emergenciais, a exemplo da renegociação de dividas acumuladas ao longo de oito anos, mas só uma auditoria é que irá mostrar se houve desvios de verbas e a verdadeira situação de sucateamento em que se encontra a empresa. A auditoria é uma determinação do prefeito Claudevane Leite e deve ser licitada nos próximos dias.

O presidente da Emasa informou que a Coelba reteve R$ 900 mil referentes a dívidas parceladas que não foram pagas pelo governo passado. O dinheiro seria destinado ao pagamento do salário e do 13º dos servidores, “mas ele simplesmente desapareceu”, afirmou.  

Segundo Ricardo Campos, a empresa municipal de saneamento foi completamente dilapidada e não recebeu nenhum investimento que pudesse melhorar ao menos a qualidade do serviço. O dirigente disse ainda que apesar de tantos problemas enfrentados, a empresa não parou de funcionar por causa dos funcionários, que mesmo desmotivados por falta de equipamentos de trabalho e com salários atrasados desde novembro, mantiveram o ritmo de trabalho.

Uma das prioridades imediatas da nova gestão é detectar o desvio de funções. Muitos funcionários que recebem salário não trabalham na Emasa, bem como o grande número de veículos que foram alugados, mas que prestam serviços fora da empresa.

Campos adiantou que iniciou o processo para arrecadação mensal, com a reativação, leitura e cobrança de nove mil ligações que estão inativas. Ele também disse que vai exercer maior controle dos carros-pipas que recebem pelo abastecimento de água em algumas áreas da cidade, para evitar desvio de verbas, uma pratica comum nas administrações anteriores. 

Outra questão prioritária, segundo Ricardo, é a revisão de todos os contratos feitos pela Emasa que segundo ele, paga, mas nem sempre recebe pelo serviço contratado. “A Emasa é viável, é um grande patrimônio e tem um faturamento mensal que permite funcionar plenamente e prestar um serviço de qualidade, bem diferente do que vinha oferecendo. Nós vamos conseguir melhorar essa situação com o programa de eficientização energética que será implantado”, assegurou.

www.itabuna.ba.gov.brwww.itabuna.ba.gov.br
Departamento de Comunicação Social
Por: Rosi Barreto
09/01/13   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...