quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SJCDH encerra Capacitação em Libras

Foi finalizado nesta quarta-feira (03), o Curso Básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, através do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). O curso teve como objetivo capacitar os participantes para se comunicar e, dessa forma, possibilitar a inclusão cidadã dos deficientes auditivos.

Na aulas os alunos aprenderam os princípios básicos para a utilização das LIBRAS, além das informações de como se posicionar fisicamente e qual a postura correta para se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva. A capacitação foi dirigida pelos professores Caio Asa Santos que ensinou a prática da comunicação e Taís Gondim, aluna da especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II que explanou sobre noções da teoria da comunicação com sinais e legislação.

A SJCDH por meio do CEDH vem realizando diversos cursos de capacitação e qualificação para os servidores públicos estaduais e para a sociedade civil. Nesta terça-feira, 2, foi iniciado o curso “Capacitação: Por Um Transporte Marítimo Humano e Cidadão”.

A capacitação é uma iniciativa da SUDEF e pretende qualificar os profissionais da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), para o tratamento das pessoas com deficiência. Durante as aulas serão abordados assuntos sobre os direitos humanos e suas garantias, com intuito de formar uma cultura de respeito à dignidade humana através de promoção e vivência aos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação e da tolerância.

O curso de capacitação para motoristas segue até o dia 10 de novembro, no auditório da SJCDH. Estão sendo abordados assuntos como etnias, preconceitos, família e tráfico de pessoas, além de direitos humanos, a declaração dos direitos humanos, diversidade e ética. Durante o curso, serão abordados também noções de primeiros socorros, atualização da Legislação, direção defensiva e meio ambiente.

Da - Assessoria de Comunicação SJCDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CHEGOU A VEZ DO PANCADINHA "PAZ E AMOR

COLUNA WENSE SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024.  O deputado estadual Fabrício Pancadinha, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidari...