quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Serviço Social do Hospital São Lucas mantém projetos de assistência ao paciente


Coordenado pela assistente social Andréa Rodrigues, o Serviço Social do Hospital São Lucas dedica-se a apoiar e facilitar ao máximo a estadia de pacientes e seus acompanhantes dentro da Unidade Hospitalar, além de promover a interlocução com outros órgãos e serviços para a garantia de direitos assistenciais. Com exclusividade para atendimento SUS, o Hospital São Lucas recebe uma grande demanda de pacientes que necessitam da atuação direta do Serviço Social. 

O Serviço Social do HSL atua em atividades direcionadas não só ao acolhimento dos pacientes e acompanhantes. “Todo trabalho do cuidar é desenvolvido para que possamos prestar um atendimento de qualidade aos usuários, buscando a resolutividade de problemas que possam interferir no tratamento à saúde”, declarou Andrea. O setor também contribui na efetivação da garantia de direitos aos usuários e intermedia situações de conflitos dos pacientes e acompanhantes conjuntamente com os demais membros da equipe de trabalho.

Assim, um dos programas executados é o Encontro com Acompanhantes, que ocorre a cada 15 dias, marcado ainda pela participação multidisciplinar da Coordenação de Nutrição e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. 

“Além do Encontro quinzenal, promovemos essa conversação diariamente com os novos acompanhantes, sempre acolhendo e socializando normas e rotinas”, declarou Andrea. A visita aos leitos também é realizada, principalmente a partir da sinalização da equipe de enfermagem, momento em que alertamos para a existência de Direitos, principalmente Previdenciários e dos Programas de transferência de renda. 

Contando com o trabalho da Jovem Aprendiz Aline Claina, Andrea Rodrigues lembra que todo serviço somente é possível com o apoio conjunto de toda equipe multiprofissional do Hospital. “Inclusive temos um projeto em parceria com a psicóloga Elisângela Catapreta, para instalação de uma Brinquedoteca Adulto e uma Área Verde, ferramentas de estimulação lúdicopedagógica que deverão auxiliar o desenvolvimento do trabalho da assistência social”, finalizou Andrea.  

Da assessoria
Por - Jack Simões 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...