segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto de Lei institui adicional de proteção aos salva-vidas de Ilhéus



O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o adicional de proteção, valor que será pago, mensalmente, no percentual de 20% (vinte por cento) sobre o salário mínimo. O referido valor tem a finalidade de oferecer ao quadro de salva-vidas do município todas as condições necessárias para a aquisição de colírios e protetores faciais, labiais e corporais, produtos considerados fundamentais para o desempenho da função. O artigo 3º do projeto de lei enfatiza que o adicional poderá deixar de ser pago quando o Município de Ilhéus passar a fornecer os referidos itens.

Na sua mensagem, o prefeito Newton Lima lembra que o envio do projeto de lei ao Poder Legislativo Municipal atende ao que preceitua a legislação em vigor. “Este adicional visa evitar que os nossos salva-vidas trabalhem seus os produtos necessários à proteção de seus corpos, como a pele e os olhos, muitas vezes expostos aos prejudiciais raios ultravioletas”, comenta. Ainda segundo o chefe do Executivo ilheense, o percentual de 20% sobre o salário mínimo é suficiente para que os profissionais possam adquirir os produtos, “inclusive escolhendo os produtos de melhor qualidade e sem riscos de qualquer reação alérgica”, diz. 

Raios ultravioleta - A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o planeta Terra e é essencial para a preservação do calor e da existência da vida. No entanto, em função dos buracos produzidos na camada de ozônio, os seres humanos passaram a ficar expostos a esta radiação. Sem a camada de ozônio e sem a devida proteção, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele. 

Segundo os dermatologistas, a radiação UV se divide em radiação UVA e UVB. A radiação UVA constitui a maior parte do espectro ultravioleta e possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma no verão e no inverno. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo um pouco maior entre as 10 e as 16 horas do que nos outros horários. Além de possibilitarem outros malefícios, continuam os dermatologistas, os raios UVA são os principais responsáveis pelo chamado fotoenvelhecimento.

Câncer de pele - Por sua vez, a Radiação UVB apresenta uma incidência bem maior durante o verão, especialmente entre as 10 e as 16 horas. De acordo com a maior parte dos especialistas, os raios UVB penetram superficialmente na pele e são os causadores das queimaduras solares, "principais responsáveis pelas alterações celulares que levam a doenças como o câncer de pele", explicam. 

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PL DA BAHIA APOIA BRUNO REIS À REELEIÇÃO

  Está oficializado o apoio do PL à reeleição do prefeito Bruno Reis Bruno Reis  Chico França e Joao Roma Nesta terça-feira (30) a executiva...