terça-feira, 30 de outubro de 2012

Refis facilita regularização de dívidas



        O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, sancionou a Lei 2.220, aprovada pela Câmara de Vereadores e que institui o Programa Municipal de Recuperação Fiscal – Refis -, objetivando conceder dispensa integral dos encargos devidos à Fazenda Pública Municipal,relativos à multa e juros de mora para pagamento à vista ou em duas parcelas.

        O Refis é diretamente vinculado à Secretaria da Fazenda e tem caráter temporário, objetivando que os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2011, inscritos na dívida ativa, ajuizados ou não, poderão ser pagos, excepcionalmente, até 28 de dezembro deste ano, atualizados através do Índice Geral de Preços – IGPM, com dispensa dos encargos devido referentes à juros e multa de mora, além de multa de infração para pagamento à vista, em espécie.   

   A lei estabelece que os benefícios não implicam em direito adquirido para os contribuintes que já tenham quitado seus débitos, com incidência de juros e multas. Também autoriza ao Departamento de Tributos a conceder o parcelamento da dívida em até duas vezes, desde que o recolhimento da última parcela ocorra até 28 de dezembro, considerando-se para efeito de quitação a data de autenticação bancária constante do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
 
        Visando facilitar e orientar o atendimento dos contribuintes o Departamento de Tributos disponibiliza uma equipe de plantão no Centro Administrativo Firmino Alves para realização de cálculos e emissão do respectivo DAM.
Por: Kleber Torres - Fotos: Waldir Gomes -  30/10/2012



Prefeitura de Itabuna conclui
iluminação dos campos de várzea

 
Com o objetivo de atender a uma das antigas reivindicações da população itabunense, a Prefeitura Municipal finalizou a instalação de refletores nos campos de várzea dos bairros Nova Ferradas, Ferradas, Maria Matos (Rua de Palha), Lomanto, Núcleo Habitacional da Ceplac, Zizo, Daniel Gomes, São Pedro e Pedro Jerônimo. O serviço foi realizado pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Coelba.

“Com a iluminação nos campos de várzea será possível oferecer aos atletas e a população em geral, que trabalha durante o dia, uma oportunidade para a prática do futebol no período noturno”, declarou o secretário de Esportes e Recreação, Alcântara Pellegrini, que segundo ele, os outros campos de futebol que não receberam os refletores, pois os terrenos não são de posse do município, cabendo, nesse caso a desapropriação. 

Um dos campos beneficiados, do Núcleo Habitacional da Ceplac após a iluminação, toda semana a população local e de outros bairros se reúnem para jogar bola durante a noite. É o caso do comerciante José Santana, que reside no Vila Anália e faz questão de praticar a modalidade esportiva após o trabalho. Segundo ele, “a iluminação dos campos chegou em boa hora, pois aproveitamos o turno da noite, que está mais arejado para reunir os amigos e jogar bola”, declarou.

Investimentos

        O projeto foi desenvolvido com recursos próprios da Prefeitura de Itabuna, que também viabilizará a manutenção do sistema de iluminação dos refletores de todos os campos beneficiados.

De acordo com o diretor da Sedur, Marcos Magalhães cada campo foi contemplado com uma média de 12 a 18 lâmpadas, com uma potência de 1.000 watts. A partir da iluminação, os campos, que antes serviam para a prática de atos ilícitos agora estão sendo aproveitados pelas associações de bairros para promover as competições esportivas nos locais.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Xxx 30/10/12

 www.itabuna.ba.gov.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 FESTIVA NO LIONS CLUBE ITABUNA CENTRO No último dia 26 de abril, o Lions Clube Itabuna Centro, ...