quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nova Califórnia ganha urbanização e estação de tratamento de esgotos


Com a supervisão de técnicos da Emasa, uma equipe de 14 homens intensifica as obras de infraestrutura e urbanização do bairro Nova Califórnia e da Califórnia, atendendo cerca de 50 ruas, de acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. As obras são realizadas em uma parceria com o Ministério das Cidades e com uma contrapartida de recursos do município.

Segundo Ailson Souza, que supervisiona os trabalhos, o projeto contempla cerca de 5 mil metros lineares de esgoto convencional, complementado por uma estação de tratamento de resíduos, além de melhorias no sistema de abastecimento de água, com rebaixamento da rede, terraplanagem, pavimentação e urbanização.

Souza explica que as obras da estação de tratamento de esgotos está para ser iniciada, devendo mobilizar mais 15 operários. A estrutura modular terá unidades similares em diversos bairros, a exemplo da Urbis IV, Campo Formoso, Jorge Amado, entre outras áreas da cidade, com a previsão de eliminar 30% dos esgotos hoje drenados para o Rioo Cachoeira.

O governo municipal vem investindo na substituição sistemática do esgotamento condominial nos diversos bairros, considerado ineficiente, com a implantação de redes de esgotos convencionais. As obras no bairro Nova Califórnia incluem ainda a limpeza de 2 mil metros de canal, o que fortalece a estratégia de combate à dengue. 

Segundo o supervisor, já foram concluídos 1,8 mil metros de rede de esgoto e a previsão é de que as obras estejam finalizadas num prazo de 90 dias, inclusive os equipamentos urbanos comunitários, a exemplo de uma quadra poliesportiva e áreas de lazer.

Para Eduardo Lessa, residente na Rua M, na parte alta do Nova Califórnia, as obras vão melhorar a qualidade de vida da população e também valorizar os imóveis. “Nós já temos abastecimento de água. Com o esgoto e a pavimentação, as coisas melhoram ainda mais e vamos ter mais facilidade de acesso para veículos,” afirma o morador.

Por: Kleber Torres  Fotos : Haisa Lima     20-06-2012


Arraiá do Caps
        

Na manhã desta quarta-feira (20), aconteceu na sede do Centro de Atenção Psicossocial o “Arraiá do Caps II”. Com início às 9 horas e se estendendo até o início da tarde, o festejo em comemoração ao São João reuniu cerca de 150 pacientes e familiares. A programação contou com música ao vivo, comidas típicas, dança, brincadeiras e sorteio de brindes.

Segundo José Messias, coordenador do Caps II, a importância desse evento é o resgate da tradição junina e a integração dos usuários com suas famílias por meio de atividades lúdicas. “Além disso, podemos comprovar que o paciente com transtornos mentais pode se sociabilizar normalmente”, explicou.

Por: Haísa Lima - Fotos: Pedro Augusto – 20/06/2012
www.itabuna.ba.gov.br
     
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...