quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cecília Amado recebe homenagens durante lançamento de “Capitães da Areia” em Ilhéus


Autoridades, imprensa e demais convidados participaram na noite da última terça-feira (8) em Ilhéus da sessão especial de lançamento do filme “Capitães da Areia”. O evento, realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, contou com a presença da diretora do filme e neta do escritor Jorge Amado, Cecília Amado. Também estiveram presentes os atores Jean Luis de Amorim (Pedro Bala), Robério Almeida (Professor) e Ana Graciela Conceição (Dora); o produtor Bruno Stroppiana; o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, uma das empresas patrocinadoras do filme e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima.
A exibição do filme foi precedida pela homenagem prestada pelo Conselho Estadual de Educação à família Amado, cuja placa foi entregue pelo prefeito Newton Lima, que aproveitou a oportunidade e parabenizou Cecília e toda a equipe técnica presente pelo filme. “O lançamento de Capitães da Areia é, sem dúvidas, um dos pontos altos nas comemorações pelo centenário de Jorge”. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, também falou sobre a programação do centenário. “Vários eventos estão agendados até agosto de 2012, mês de aniversário do escritor. Nosso objetivo é que todas essas ações resultem num legado para as próximas gerações. Para tanto, parcerias nas mais diversas áreas, como educação e cultura, já foram fechadas”.
Bate-papo com imprensa - Ainda como parte da agenda de sua primeira visita oficial feita à região, Cecília participou na manhã da terça-feira de entrevista coletiva na Fundação Cultural, onde esteve acompanhada pelo presidente da entidade, Maurício Corso, e pelos jovens atores. Mesmo com aproximadamente 70 anos de diferença entre o lançamento do livro (1937) e do filme (2011), Cecília acredita que a realidade dos jovens de rua de hoje ainda é muito parecida com os da década de 1930. “O tráfico de drogas, em especial o domínio do crack, como arma de extermínio de jovens, tem piorado ainda mais essa situação de vulnerabilidade”.
Ainda pela manhã, Cecília e comitiva assistiram apresentação do grupo de dança coordenado pela coreógrafa Soanne Marry. A coreografia faz parte de espetáculo que vem sendo montado pelo grupo, que também é baseado no livro e tem previsão de estreia para fevereiro de 2012.
Considerado um dos best-sellers do escritor grapiúna, o livro Capitães da Areia teve mais de cinco milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 30 idiomas. De acordo com a sinopse do filme, o mote da história é a liberdade em contraponto ao abandono. Os “Capitães da Areia” são meninos que, abandonados por suas famílias, são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. O filme já está em cartaz no circuito comercial de Salvador e em Ilhéus, pode ser assistido no Cine Santa Clara, nas sessões de 18h30min e 20h30min, na sala 1.
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

"Ninguém aguenta mais”, diz ACM Neto após cabo da PM ser morto com tiro de fuzil no Nordeste de Amaralina*

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, comentou nesta terça-feira (3) a morte de um cabo da Polícia Militar da Bahia durante ...