Com a finalidade de dinamizar o atendimento aos serviços de saúde no município, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhado do secretário de Saúde, Geraldo Magela, realizou nesta terça-feira (26) a inauguração oficial do sistema de “Acolhimento” do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – HBLEM.
O serviço funcionará no Pronto-Socorro da unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, como uma espécie de triagem para identificar os casos emergenciais e aqueles que podem ser solucionados nas próprias Unidades Básicas.
A iniciativa é fruto do Governo Azevedo, que desde o início do mandato vem buscando alternativas para dinamizar os serviços de saúde no município e oferecer mais dignidade no atendimento aos pacientes que chegam ao Pronto Socorro do hospital. “Estamos buscando nesse momento a qualidade dos serviços, que devemos primar nas repartições públicas, inclusive na atividade de saúde, aonde as pessoas já chegam com o emocional abalado. Com isso, requer que crie esse espaço mais digno e que dê maior atenção ao paciente que busca o hospital. Desde o início do governo e nós tivemos cogitando essa forma de humanizar, prestigiar esse atendimento e dar dignidade já nesse primeiro contato, através da porta de entrada do Pronto-Socorro”, destaca o prefeito.
Humanização
De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Magela, o sistema de Acolhimento já é utilizado com êxito pelos hospitais Roberto Santos e Hospital Geral do Estado - HGE, em Salvador, com a mesma utilidade: facilitar o atendimento de médicos e enfermeiros do Pronto Socorro, oferecendo ao paciente uma maior agilidade e humanização no acolhimento.
“É um sistema de triagem, o qual vai ter uma enfermeira responsável e duas técnicas de enfermagem para verificar o grau de urgência, a classificação de risco. Ou seja, já se tem condições de determinar o risco do paciente, se é vermelho, amarelo ou verde”, declara o representante da pasta de saúde.
A sala funciona logo na entrada do Pronto-Socorro, onde o paciente é acolhido, e logo é direcionado a um médico responsável. Além disso, de acordo com a Enfermeira-Chefe, Débora Sarmento, são verificados os graus de necessidade de cada um deles, ao passo que os familiares são informados quanto à situação dos parentes assistidos.
“A gente observa, avalia e vê os casos mais graves e emergenciais. [Aqueles que] têm uma prioridade, entram na frente e os demais aguardam um pouco. Além de acolhermos os pacientes, acolhemos a família, damos notícias e informamos para que eles tenham paciência e entendam que tem pessoas que precisam de cuidados e de uma assistência emergencial, que são casos mais graves”, esclarece a enfermeira.
Assistência
A partir do momento em que os pacientes são atendidos, eles são encaminhados para um médico responsável, de forma que não percam tempo em um local onde não terá a assistência devida. Esse foi o caso do jovem Alderés da Silva Santos, que estava sentindo dores na região lombar e recebeu os atendimentos básicos pela equipe do setor para em seguida ser analisado.
De acordo com ele, o serviço foi feito de forma positiva e ressaltou que só tem a melhorar. Da mesma forma, o aposentado Everaldo Oliveira Santos, que estava sentindo dores no corpo, foi assistido, e logo depois, encaminhado para ser avaliado por um Clínico Geral. “O atendimento melhorou em 100%”, destacou o paciente.
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