quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prefeito Capitão Azevedo visita obras das casas populares

O prefeito Capitão Azevedo visitou, na tarde de quarta-feira, (30), as obras das 368 novas casas populares que estão sendo construídas no bairro Santa Inês, em Itabuna. As unidades integram o Programa Minha Casa Minha Vida e são voltadas para famílias com renda média mensal de zero a três salários mínimos.

A construção das casas é o resultado da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Itabuna e estão sendo feitas pela Runa Voxy Construtora. Cada unidade é composta de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O prefeito destacou que desde quando assumiu o comando do município, no ano passado, a prefeitura iniciou a construção de cerca de 1,5 mil casas, o que, na visão dele, é um recorde na história de Itabuna. “Isso torna realidade um dos maiores sonhos da população com baixa renda: a casa própria”.

Ele lembrou também do incentivo que o município tem dado às famílias com maior padrão de renda, com o apoio a construção de casas e apartamentos em várias partes da cidade.”Com a conclusão e entrega de todas as unidades que estão sendo construídas, vamos ter uma redução significativa no déficit habitacional em Itabuna, o que é um grande passo para o desenvolvimento sócio econômico em nosso município e, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida de nossa população ”.

Já o diretor da Runa Voxy, Marcelo Valente, disse que os investimentos no setor habitacional não significam apenas a construção de casas, “mas, principalmente, a geração de emprego e renda, facilitando com isso, a oxigenação da economia, criando um boom para o segmento da construção civil”.

Ele adianta que ao todo estão sendo construídas 1,8 mil novas unidades habitacionais para familais com renda entre zero e seis salários mínimos, o que, segundo ele, diferencia Itabuna das demais cidades do interior da Bahia.

Novos empreendimentos

“Isso significa dignidade que só é possível quando se tem emprego e moradia decentes para todos. Esse tem sido a filosofia da Runa, uma empresa local, preocupada não apenas com a construção de casas, mas, sobretudo, com a questão social”. Marcelo aproveitou para anunciar o lançamento, em breve, de um novo condomínio residencial em conjunto com a Prefeitura de Itabuna destinado aos servidores municipais.
 Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fosneca – Fotos: Vinicius Borges
Prefeito cobra rapidez nas obras da Cinquentenário


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, realizou no final da tarde desta terça-feira (30), uma nova vistoria nas obras de revitalização da Avenida Cinqüentenário e exigiu mais rapidez nos trabalhos para que “tudo seja concluído no prazo” fixado pela Prefeitura – 28 deste mês, data do 100º aniversário do município.

Ele estava acompanhado do secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, e do empreiteiro Marcos Borges, da empresa responsável pela obra. O empresário considerou justa a exigência do prefeito e disse que já está em discussão a possibilidade de se criar novas turmas de operários para atuarem à noite e durante os finais de semana. “Assim, creio, será possível entregar a obra no prazo desejado”, disse Borges.

“A reestruturação do aspecto urbanístico da Cinqüentenário vai deixar a avenida muito mais bonita, mais humanizada e mais atraente, o que será extremamente importante tanto para o comércio quanto para o próprio consumidor, que poderá circular por toda a avenida com mais segurança e tranqüilidade”, assegurou o prefeito Capitão Azevedo.

Joel Filho Reportagem: Hélio Fonseca Fotos: waldir Gomes

Projovem Adolescente abre inscrições em Itabuna

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna, através do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, abriu inscrições para o Projovem Adolescente 2010. A expectativa é beneficiar mais de 600 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos.

As inscrições podem ser efetivadas até o próximo dia 23 de julho, nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social – Cras I e II, instalados no Jardim Grapiúna e bairro Nova Ferradas, bem como na Casa do Bolsa Família que funciona na travessa Juarez Távora, São Caetano.

O objetivo é implementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, criando condições para inserção e permanência do jovem no sistema educacional. Desenvolvido pelo governo federal, o Projovem é uma modalidade do programa nacional de inclusão de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto é voltado para adolescentes de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, egressos de medidas socioeducativas de internação ou em meio aberto, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e vinculados a programas de combate a violência e exploração sexual.

Para participar do Projovem o adolescente deve residir na área de abrangência do Cras. Os pais, ou responsáveis, devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e preencherem a ficha de autorização. O programa tem uma equipe formada por orientador social, facilitadores de esporte, cultura, lazer e artes. Os adolescentes são assistidos ainda por um orientador profissional e técnicos do Programa de Atenção Integrada à Família.

Segundo a diretora do Módulo II do Departamento de Proteção Social Básica, Eliomar Santana, ao ingressar no Programa, o adolescente deve garantir uma boa frequência escolar, além de participar de 70% das atividades do Projovem Adolescente e respeitar as normas de convivência pactuadas nos grupos, chamados de coletivos. Em Itabuna, já são assistidos outros 600 adolescentes pelo programa.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Divulga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...