quarta-feira, 30 de junho de 2010

“CAFÉ POMAR” ENCERRA SUAS ATIVIDADES EM ITABUNA
                                    (Uma tradição de 67 anos de serviços)
(Da esquerda  para a direita: Vicente, Jorge Eduardo, Jorge Mariano, Joselito,  clientes assíduos do Café Pomar lamentam o momento ao lado de funcioários e proprietários)  

Um dos pontos mais tradicionais em Itabuna “Café Pomar” encerra suas atividades hoje (30.06), logo mais às 18:00 horas. O ponto passou de pai para filhos, ou seja, de Bartholomeu Mariano para Roberto e Jorge Mariano. Sua trajetória foi interrompida devido ao cansaço do seu titular Roberto Mariano que com seu jeito cavaleiro e cortez, já estava completando 52 anos, só de serviços prestados por trás de um balcão de grandes histórias e estórias.

(Foto de Roberto Mariano, um grande amigo)
O estabelecimento começou a funcionar nos anos 40, mas, seus familiares não quiseram dar continuidade como aconteceu antes. O empreendimento, inclusive, foi colocado à venda, no entanto, seus proprietários não encontraram nenhuma proposta viável para que o “Café Pomar” ou “Café de Mariano” continuasse para ver a chegada do centenário de Itabuna em 28 de Julho de 2010.

(Foto do Estabelecimento 67 anos de ouvir histórias e estórias) 
 
“Café Pomar”, local de grandes bate-papos e de encontros políticos, também de jornalistas, advogados, comerciários, empresários, se resumirá nas lembranças dos sabores de seu café, o mais requisitado, do chocolate quentinho, dos seus bolos caseiros, geléias de cacau, dos seus refrescos de maracujá, laranja, limão, caju e do chá mate, o mais degustado, misturado ao limão.

É mais um final da tradição de Itabuna, que nasce para se perpetuar nos arquivos imaginários dos poucos historiadores que ainda narram os nossos costumes e tradições de uma cultura flutuante.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...