sábado, 3 de julho de 2010

Investidores do Intermodal já começam a traçar um "plano B" com Ilhéus de fora

                      (Porto seria transferido para Belmonte)

Exclusivo. Investidores do Complexo Intermodal Porto Sul já começam a estudar um "plano B" que trasferiria a localização do Porto Off-Shore da Ponta da Tulha, em Ilhéus, para o litoral de Belmonte, em função das últimas investidas orquestradas pelos ambientalistas contrários à implantação do projeto na região norte de Ilhéus. Uma fonte ligada ao governo da Bahia, garantiu, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online, que a movimentação já existe e que estudos preliminares dão conta de que para atender a mudança, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste - que será responsável pelo transporte de minério de ferro de Caetité ao terminal portuário da Bahia Mineração - "seria ampliada em cerca de 180 quilômetros para chegar ao destino da nova localização do terminal".


Um outro fator que estaria sendo levado em conta pelos investidores, segundo a fonte, é que, em Belmonte, foi identificada uma área litorânea onde seria necessária a construção de um cais com uma extensão de 2 quilômetros da praia em direção ao Atlântico, para se chegar aos 22 metros de profundidade necessários para a atracagem dos navios que transportarão o minério para a China. "Em Ilhéus, para se chegar a esta profundidade é necessária uma extensão de 2 quilômetros e meio, o que demandaria um custo maior com construção civil de grande porte".


O Complexo Intermodal Porto Sul é considerado pela maioria da população, segundo pesquisa de opinião pública, a mais importante alternativa de desenvolvimento sócio-econômico de Ilhéus nas próximas décadas. Os ambientalistas, entretanto, resistem ao investimento, considerando a tese de que o local escolhido sofreria impactos irreversíveis ao seu ecossistema. Nem mesmo a proposta de "contrapartidas ambientais" é vista como uma alternativa que viabilize a aprovação do projeto. Os ambientalistas parecem irredutíveis. Desde o início dos debates, que as principais ONGs ligadas ao meio ambiente afirmam que irão até as últimas consequências para evitar a instalação do Complexo Intermodal em Ilhéus.


"Este, por sinal, é um outro fator que está sendo levado em conta pelos investidores. Em Belmonte, as ONGs que defendem a causa ambiental não seriam tão bem organizadas quanto em Ilhéus e isso daria mais tranqulidade durante a execução do projeto9", reconhece a fonte do goverrno. Em Ilhéus, a implantação do Complexo - que daria de uma só vez um porto, um aeroporto, uma ferrovia e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) à cidade - deu um novo ânimo para a população. Novos investimentos começaram a ser desenvolvidos a partir do anúncio do mega-projeto por parte do Governo da Bahia. E, agora, ao que tudo indica, a ferrovia e o porto podem tomar um novo caminho, caso a cidade não reaja à tempo de evitar o fim de um sonho visto como "a grande oportunidade" pela maioria da população.

Crédito: Ascom/Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...