ITABUNA EM FOCO;
Fé, ancestralidade e alegria contagiam foliões na 45ª Lavagem do Beco do Fuxico
Com banho de pipoca e aspersão de água de cheiro nos foliões, cânticos de fé e flores, baianas, religiosos e líderes dos blocos afro Azirí Iyá ‘N La, Filhos de Logun Edé e Ylê Axé Odara participaram da 45ª Lavagem do Beco do Fuxico, promovida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no centro da cidade, contando com a participação de uma multidão alegre e colorida.
O prefeito Augusto Castro aniversariante do dia 18, ficou bastante satisfeito com o resultado e o inicio do carnaval antecipado de Itabuna. O primeiro do Brasil.
Para o ancião Pai Gildo, a festa popular mais tradicional grapiúna é a demonstração de que a cidade respira a diversidade religiosa, artística e cultural. “A gente participa da Lavagem do Beco do Fuxico com alegria e sente que as pessoas têm fé. É um exemplar ver toda essa multidão se divertindo ao som dos atabaques que lembram a ancestralidade do nosso povo. Itabuna é uma cidade alegre e feliz e sua gente e os governantes estão de parabéns”, disse.
A festa também contou com reconhecimento e homenagens, a exemplo da comemoração dos 95 anos do Bloco Maria Rosa. Para o professor Geraldo Ribeiro, o popular Caçolinha, “o bloco sempre foi de resistência, desde sua fundação em 1931. A gente mantém a tradição nas Lavagens do Beco do Fuxico, depois de a cidade ter ficado um tempo sem a realização do Carnaval. Agora, mudou a dinâmica, o Carnaval Antecipado voltou e a festa do Beco é patrimônio da cidade”, afirmou.
O Bloco Ouro, puxado pela banda itabunense Os Internacionais, prestou singela homenagem à Banda Phase, nascida como Ritmos Lord Mirim há 40 anos e há outros 20 desativada, levando para a folia os irmãos Jorge Mendes (Joinha), Nivaldo e Missinho. “Estou emocionado, assim como meus irmãos. É muito bom falar da Banda Phase. É gratidão ser homenageados pelo Bloco Ouro. É a primeira homenagem que o Phase recebe nos seus 40 anos. Estamos muito felizes pela lembrança. Deus abençoe a todos”, expressou Jorge Mendes, bandleader do grupo.
Já o vereador e dirigente do Bloco Ouro, Ricardo Xavier, disse que a homenagem aos músicos e à Banda Phase é reconhecimento à história desse grupo que representou Itabuna em todo o Brasil, marcando uma geração, ao lado das bandas Lordão, Som Apache, dentre outras. “Então, a gente decidiu dar esse abraço à família Phase reconhecendo nela valores artísticos e culturais itabunenses ao desfilar na Lavagem do Beco do Fuxico”, realçou.
Multidão confirma tradição na 45ª Lavagem do Beco do Fuxico
![]() |
| Multidão brincou a valer |
Uma multidão de foliões, brincantes e pessoas de todas as idades lotou parte das avenidas do Cinquentenário e Duque de Caxias, as praças Adami e Laura Conceição e a Travessa Adolfo Leite para confirmar a tradição e a cultura popular da 45ª Lavagem do Beco do Fuxico que tem o apoio financeiro e o suporte da Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), “a festa é uma tradição do nosso povo, efetivamente. À Prefeitura coube a ampliação, modernização e oferecer à cidade a sua expressão mais genuína de identidade cultural, com o apoio aos blocos tradicionais e de trios. É o povo que vem às ruas na celebração de fé e confiança para abrir o Carnaval Antecipado, que se realizará de 22 a 25 deste mês com grade extensa e a apresentação de artistas e bandas de peso da música baiana”, disse.
“É muito grande a expectativa de se ter até 120 mil pessoas no Circuito Sabará para se divertir, movimentar os setores de hotelaria e de serviços e gerar empregos, fortalecendo nossa economia. A estrutura está em fase final de montagem e a segurança está garantida a cargo das forças da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Guarda Civil Municipal. Portanto, a ordem é se divertir e brincar”, acrescentou.
Pai Gildo e suas baianas
O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, afirmou que a 45ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico entra para a história da cidade pelo clima festivo, alegre e familiar.”As pessoas bricaram nas ruas com paz no coração e tranquilidade para curtir o que só Itabuna tem: a tradição cultural de uma festa declarada patrimônio imaterial pelo prefeito Augusto Castro. O Beco do Fuxico é uma manifestação e marca cultural da cidade”, declarou.
Para ele, a multidão que brincou pelas ruas deu demonstrações de criatividade e alegria numa prévia do que será o Carnaval Antecipado: “Certamente, vai ser o maior Carnaval Antecipado do Brasil. O prefeito Augusto Castro marca a história de Itabuna tanto com o apoio à Lavagem do Beco do Fuxico como na atração dos apoios do Governo do Estado e da iniciativa privada para a realização do Carnaval Antecipado no Circuito Sabará”, concluiu. - Secom.
Mais informaçoes: Itabuna,ba.gov.br








Nenhum comentário:
Postar um comentário