terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Hospital da Santa Casa de Cachoeira será reestruturado para retomar atendimentos

Uma parceria entre o Governo do Estado, Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e Fundação José Silveira permitirá a reestruturação do Hospital São Judas Tadeu, unidade da instituição do Recôncavo Baiano. Dentro desta parceria, foi assinado um termo de cooperação celebrado entre a Santa Casa e a Fundação José Silveira. O documento prevê um processo de aprimoramento da gestão e realização de ações voltadas à reestruturação.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) garantirá a entrega de diversos equipamentos que possibilitarão a retomada de serviços e qualificação do atendimento. Os equipamentos serão encaminhados para o hospital após o levantamento das necessidades e início da reestruturação da gestão. Serão enviados, dentre outros aparelhos, raio-x, ultrassonografia, mesa cirúrgica, foco de teto, aparelho de anestesia, camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos. 

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirmou que a Sesab possibilitará a manutenção e contratualização de serviços no hospital. "Reafirmo o nosso compromisso com a Santa Casa. Temos a perspectiva da ampliação de serviços, com a instalação dos leitos de UTI e reestabelecimento de cirurgias eletivas. Traremos a saúde para mais perto da população", afirmou a Secretária. 

Para a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, o trabalho em conjunto é muito importante para a retomada integral da assistência. "Nunca houve uma parceria tão forte da prefeitura e Governo do Estado. Isso possibilitará a retomada integral dos atendimentos ", pontuou.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Cachoeira, Gilson Agrário, o termo e a chegada dos equipamentos possibilitará a retomada gradual dos atendimentos do Hospital São Judas Tadeu. "Temos a convicção que esta parceria irá gerar melhorias no hospital. Reafirmo que a Santa Casa continua contando com a colaboração da Prefeitura, Governo do Estado e Fundação José Silveira,  para que possamos construir um hospital cada vez melhor e ofertar um atendimento cada vez mais qualificado no nosso município", disse.

O deputado federal, Antônio Brito, e a deputada estadual, Fabíola Mansur, também estiveram na cerimônia de assinatura do termo de cooperação.
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Flávio apoia caminhada de Nikolas e convoca manifestação em Brasília: ‘Acorda Brasil’

Senador justifica ausência ao destacar um compromisso internacional previamente agendado Senador Flávio Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Youtube...