quarta-feira, 2 de julho de 2025

Renée Albagli será empossada na Academia de Letras de Ilhéus

Reitora da Uesc (1998-2004) tomará possa na Cadeira 32, antes ocupada por Soane Nazaré de Andrade 

Renée Albagli
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora Renée Albagli Nogueira, tomará posse na cadeira nº 32 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), em sessão solene marcada para o dia 11 de julho. A indicação partiu do acadêmico Josevandro Nascimento e contou com o apoio de outros membros da instituição. A cadeira foi anteriormente ocupada pelo professor Soane Nazaré de Andrade.

“O significado dessa responsabilidade representa para mim uma imensa honra e um motivo de grande satisfação. Ser escolhida pelos acadêmicos para participar desta casa, que carrega com justiça o nome do seu idealizador maior, Abel Pereira, memorialista do nosso espírito e da memória sul-baiana, reforça meu compromisso de seguir essa trajetória de valorizar e preservar nossa história. Por outro lado, ocupar a cadeira 32, que pertenceu a Soane Nazaré de Andrade simboliza a minha responsabilidade de honrar esse legado e contribuir para a valorização se nossa cultura e memória regional”, destaca a professora Renée.

Natural de Ilhéus, Renée possui uma trajetória acadêmica destacada por pioneirismo e compromisso com a educação superior. Graduada em Biologia pela Universidade Santa Úrsula (RJ), possui especializações em Biologia Geral (PUC Minas), Genética (Unicamp) e Gestão Universitária (UECE e St. Paul University – Chicago). É mestre em Gestão Universitária e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Na Uesc, exerceu os cargos de pró-reitora de Graduação, vice-reitora e reitora por dois mandatos consecutivos (1996–2004), período em que promoveu a expansão da Universidade, criação de novos cursos, fortalecimento da pós-graduação e valorização do corpo docente. Também presidiu o Conselho Estadual de Educação da Bahia por dois mandatos.

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, ressaltou a relevância da posse da professora Renée Albagli Nogueira: “A presença da professora Renée na Academia de Letras de Ilhéus reforça o elo entre ciência, cultura e formação humanística. Seu ingresso simboliza o reconhecimento por uma vida dedicada à construção do conhecimento e à valorização do nosso território”.

Para o vice-reitor da Uesc, professor Maurício Moreau, a eleição e posse representam um ganho institucional para a cultura regional: “Sua experiência em diversas áreas do conhecimento certamente contribuirá para enriquecer os debates e as atividades da Academia”.

A cadeira nº 32 da ALI tem como patrono Péthion de Villar, pseudônimo do médico, poeta e intelectual Egas Moniz Barreto de Aragão, (Salvador, 4 setembro de 1870 -18 novembro de 1924), importante nome do simbolismo baiano e fundador da Academia de Letras da Bahia. O primeiro ocupante da cadeira foi Flávio de Paula, um dos fundadores da ALI, em 1959.

O último titular da cadeira foi o professor Soane Nazaré de Andrade, jurista e educador com notável atuação no ensino superior do sul da Bahia. Fundador e primeiro reitor da FESPI, que deu origem à Uesc, Soane também idealizou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e ocupou cargos de destaque em âmbito estadual e federal, sempre pautado pelo compromisso com a educação e a cultura. Ascom.


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...