quarta-feira, 2 de julho de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Encontro técnico para discutir os rumos do cooperativismo no sul da Bahia

Evento reunirá especialistas, lideranças regionais e instituições na Faculdade de Ilhéus no dia 9 de julho

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoverá, na próxima quarta-feira (09), às 07h30, o encontro técnico "Agenda Ilhéus – Os caminhos do Cooperativismo no sul da Bahia". O evento acontecerá na Faculdade de Ilhéus e contará com a participação de especialistas, representantes de cooperativas e lideranças regionais.

Organizado pela AM3 – Assessoria e Consultoria, o encontro tem o apoio do Sebrae, da Amurc, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Coopmac, de Vitória da Conquista, e do Território Litoral Sul. A iniciativa busca debater estratégias para fortalecer o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social na região.

“Nós precisamos reconstruir a cultura do cooperativismo no sul da Bahia”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem. Segundo ele, a Prefeitura está mobilizando diferentes secretarias, como Agricultura e Pesca, Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Educação, para articular ações e promover o diálogo com diversos setores.

Entre os principais objetivos do encontro estão discutir a Política Estadual de Apoio e Incentivo ao Cooperativismo e ao Associativismo, propor a implantação do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas na rede municipal de ensino e criar o Núcleo de Educação Cooperativista (Necoop). O grupo interinstitucional será responsável por estudos, projetos, pesquisas e capacitação técnica voltados à disseminação da doutrina cooperativista no sul da Bahia.

A expectativa é que o evento fortaleça a integração entre poder público, instituições de ensino e entidades representativas, contribuindo para impulsionar novas iniciativas cooperativas no território.

Prefeito Valderico Junior visita a Coolimpa e reforça compromisso com o trabalho socioambiental

Há 15 anos, cooperativa atua na reciclagem e gera oportunidade de renda para muitas famílias

Nesta terça-feira (1º), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, realizou uma visita à Coolimpa, que desenvolve um importante trabalho social e ambiental no município. Esta foi a primeira vez, desde a fundação da cooperativa, que um prefeito esteve no local.

“A primeira vez que nós temos a possibilidade de ter um prefeito aqui na Coolimpa. Temos 15 anos de cooperativa. Isso nos dá esperança que teremos tudo organizado e que seremos felizes”, afirmou Dona Deize, presidente da cooperativa.

O prefeito destacou a importância de valorizar o trabalho desenvolvido pela Coolimpa e reafirmou o compromisso da gestão municipal com os trabalhadores da reciclagem:

“Nós entendemos que a prefeitura tem que andar lado a lado com uma cooperativa tão importante como essa, para fortalecer o trabalho desenvolvido aqui. A reciclagem não é apenas uma pauta ambiental, ela representa cuidado com a cidade de Ilhéus e oportunidade de renda para muitas famílias”, declarou Valderico Junior.

Acompanhando o prefeito, participaram da visita os secretários Fábio Mendonça (Meio Ambiente), Paulo Ganem (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Cacá Colchões (Serviços Urbanos), além dos vereadores Odailson Pequeno e Horácio do Pão.

Ilhéus promove homenagem a pescadores com exposição fotográfica na Maramata

Exposição ficará aberta ao público durante todo o mês; Programação neste dia 2 de julho também incluiu batismo da canoa polinésia Odayá

Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, dia da Independência da Bahia, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Maramata, promoveu uma programação especial em homenagem aos pescadores das comunidades tradicionais do litoral de Ilhéus. 

A atividade contou com a abertura da exposição fotográfica "Pescadores", um registro sensível da relação entre o mar e os trabalhadores da pesca artesanal, além do emocionante batismo da canoa polinésia Odayá.

A exposição reúne imagens captadas ao longo dos últimos meses junto às colônias pesqueiras do entorno da fundação, retratando cenas do cotidiano, memórias e a força cultural das comunidades que preservam, por gerações, a conexão com as águas e a natureza. O espaço expositivo permanecerá aberto ao público ao longo do mês de julho.

Outro momento marcante do dia foi o batismo da canoa Odayá, parte do projeto idealizado por Almir Trinchão e seus amigos remadores. A embarcação, com 14 metros de comprimento, foi construída com inspiração nas tradicionais canoas polinésias e simboliza o fortalecimento do esporte de remo oceânico na região. O nome “Odayá”, que carrega significados ligados à ancestralidade e à força das águas, foi escolhido como homenagem à natureza e à espiritualidade dos mares.

A celebração foi acompanhada por representantes de movimentos culturais, pescadores, esportistas e membros da comunidade, que celebraram juntos a união entre tradição, esporte e cultura popular. A Prefeitura de Ilhéus reafirma, com essa ação da Maramata, seu compromisso com a educação ambiental, o turismo náutico e a valorização das tradições comunitárias. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...