quarta-feira, 2 de julho de 2025

Feriado estadual do 2 de Julho

Confira a programação completa do desfile e das celebrações do 2 de Julho em Salvador

As atividades começam às 6h, com a tradicional alvorada e queima de fogos no Largo da Lapinha: – Foto: Bruno Concha/Secom/PMS
Do - jornal da mídia- Nesta quarta-feira (2), a capital baiana celebra a Independência do Brasil na Bahia com uma programação intensa ao longo de todo o dia, preparada pela Prefeitura de Salvador. As atividades começam às 6h, com a tradicional alvorada e queima de fogos no Largo da Lapinha, abrindo oficialmente os festejos. Às 7h, tem início a organização do cortejo cívico no local, reunindo fanfarras, grupos culturais e autoridades.

Já às 8h, ocorre o hasteamento das bandeiras pelas autoridades, acompanhado pela execução do hino nacional pela banda de música da Marinha do Brasil.

Às 9h, começa o desfile cívico, com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras de escolas municipais e estaduais, filarmônicas e grupos populares, no trajeto entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus, onde também acontece o concurso de fachadas decoradas.

Durante o percurso, o cortejo fará paradas para homenagens aos Heróis da Independência em frente ao Convento da Soledade, à Ordem Terceira do Carmo, onde será feito um pronunciamento, e à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Às 11h30, os carros emblemáticos dos caboclos serão recolhidos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza, encerrando a primeira etapa do desfile.

Tarde – No período da tarde, às 13h, o cortejo volta a se concentrar, com reinício às 13h30, trazendo novamente os Caboclos de Itaparica, o Museu Vivo na Cidade e as fanfarras, com uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Às 15h, será realizada a cerimônia cívica no 2º Distrito Naval, no Comércio. Em seguida, às 16h, as comemorações seguem no Campo Grande, com a chegada dos carros dos Caboclos, hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional pelas bandas das Forças Armadas, colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, acendimento da pira do Fogo Simbólico e execução do hino ao 2 de Julho, com participação de um coral e da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar.

Encerrando a programação do dia, das 17h30 às 21h30, acontece no Campo Grande o Encontro de Filarmônicas com o maestro Fred Dantas, reunindo músicos e a comunidade em um momento de celebração cultural.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...