Ilhéus recebe desfibrilador público e capacita população para salvar vidas
Através de iniciativa da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), aparelho foi instalado na Praça Dom Eduardo (Catedral)
A cidade de Ilhéus deu um importante passo na promoção da saúde e segurança da população. Na tarde desta quinta-feira (03), a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB) realizou, na Praça Dom Eduardo (Catedral de São Sebastião), o curso “Salve uma Vida”, uma ação que teve como objetivo capacitar profissionais e membros da comunidade a reconhecer e agir corretamente em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR).
A iniciativa reuniu representantes da Guarda Municipal, agentes da SUTRAM, Bombeiros, Polícia Militar, Salva-Vidas, além de estudantes de enfermagem e moradores da cidade. Durante o curso, mais de 80 pessoas foram capacitadas na prática, aprendendo técnicas essenciais para agir com rapidez e segurança em situações de emergência.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que destacou a importância de ações educativas que capacitem a população para atuar de forma imediata e eficaz na preservação da vida.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, a realização do curso e a doação do equipamento partiram de uma iniciativa do médico Fábio Maron, presidente da SAEB. “O doutor Fábio nos procurou com a proposta do curso ‘Salve uma Vida’, que ele já desenvolveu em outras cidades, e imediatamente, com o apoio do prefeito Valderico Junior, abraçamos essa ideia tão importante. Além do curso, recebemos também a doação de um Desfibrilador Automático Externo, que agora passa a ser patrimônio da nossa cidade”, afirmou a secretária.
Ao final da capacitação, foi instalado na Praça da Catedral um totem com o desfibrilador, acompanhado de uma placa comemorativa que celebra a doação feita pela Sociedade Baiana de Anestesiologia. O equipamento, conhecido como DEA, é fundamental para atender casos de parada cardíaca, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que tenha recebido o treinamento adequado.
Sonilda Melo enfatizou que o aparelho está disponível para toda a sociedade e reforçou a necessidade de preservação do equipamento. “Pedimos à população que cuide bem do desfibrilador, para que ele esteja sempre pronto para uso e possa salvar vidas. É um bem coletivo, que precisa ser preservado e protegido contra qualquer ato de vandalismo”, alertou.
A entrega do DEA e a realização do curso “Salve uma Vida” integraram a programação do 21º ENAI – Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia, evento que aconteceu em Ilhéus e reuniu profissionais de saúde de várias cidades do estado. - Por ASCOM SESAU
Prefeitura de Ilhéus valoriza servidores da educação e firma acordo de reajuste salarial
Aceita em assembleia, nova proposta atende demandas dos docentes e dos não docentes
Com responsabilidade e respeito ao funcionalismo público, a Prefeitura de Ilhéus firmou, nesta sexta-feira (04), um acordo com a APPI, sindicato que representa os servidores da educação, assegurando o reajuste salarial da categoria. O resultado vem de um diálogo aberto e transparente entre o governo municipal e os trabalhadores, que aprovaram a proposta em assembleia.
Aos profissionais não docentes, o Executivo garantiu o cumprimento da tabela prevista na Lei Municipal 4268/2024. Já para os professores, a gestão propôs um reajuste de 6,27%, com base no piso nacional do magistério. Ambos têm aplicação a partir de junho de 2025.
Desde o início da gestão, o governo tem adotado medidas para valorizar o servidor público, mesmo com a atual situação financeira do município. Além dos reajustes salariais, a atual administração vem quitando dívidas trabalhistas de gestões anteriores e ampliou o valor do auxílio alimentação para R$ 700,00.
Participaram da reunião os secretários Cristiano Carvalho (Gestão), Vinícius Ibrann (Casa Civil) e Fernando Fernandes (Fazenda e Orçamento), o Procurador-geral Jorge Cajueiro, a Gerente de Recursos Humanos, Elisângela Moura, José Rios, representando a Superintendência de Comunicação, e os membros da diretoria da APPI, Osman Nogueira Júnior (Presidente), Enilda Mendonça (Diretora) e Jorge Guerrieri (Diretor).
O acordo firmado reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a valorização profissional e a melhoria da prestação de serviço à população.
Ilhéus rumo ao futuro com promoção de turismo sustentável e experiências combinadas
Café com Trade fortalece parceria entre setor público e privado para impulsionar o turismo como motor de desenvolvimento local
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realizou nesta quinta-feira (3), o “Café com Trade”, iniciativa da nova gestão para fortalecer o turismo sustentável como vetor econômico e agente de transformação social no município.
O encontro, realizado no Hotel Praia do Sol, reuniu representantes dos setores público e privado para avaliar as ações do segundo trimestre e planejar, em conjunto, as próximas etapas da agenda estratégica. Nos últimos meses, a secretaria de turismo avançou na integração com outras pastas da administração municipal, priorizando projetos estruturantes que ampliem a visibilidade de Ilhéus em âmbito nacional, gerem novas oportunidades de negócios e fortaleçam o ecossistema turístico local.
O Sr. Marco Lomanto, gerente de Relações Internacionais e Corporativas da Embratur | MTur, trouxe valiosas reflexões sobre o posicionamento de Ilhéus como destino de experiências integradas e seu papel no desenvolvimento regional.
O “Café com Trade” foi um sucesso: o trade participou ativamente, apresentou propostas construtivas e aprovou a iniciativa da Secretaria de Turismo, comprovando que o turismo se constrói com diálogo e parceria. Foi iniciada uma jornada de curto, médio e longo prazo, que só faz sentido quando é construída lado a lado com quem move o dia a dia do destino.
Com a Secretaria de Turismo e o trade turístico atuando em sintonia, Ilhéus se fortalece como destino estratégico, preparado para conquistar o Brasil e o mundo.
Agentes de Endemias realizam mutirão em Ilhéus para reforçar combate ao Aedes aegypti
Mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da promoção da saúde.
Nesta sexta-feira (04), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Teotônio Vilela, Barra e Santo Antônio de Pádua. A ação contou com a participação da equipe de Supervisores Gerais e de Campo de Combate às Endemias, juntamente com o setor de Monitoramento (PE) do município.
De acordo com Daiane Santos de Santana, agente de combate às endemias, o objetivo da atividade foi unir forças para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da promoção da saúde. “Mesmo neste período de baixa estação, o aumento das chuvas favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, é fundamental que todos façam a sua parte para eliminar os focos do Aedes aegypti”, destacou.
Durante o mutirão, as equipes percorreram os bairros realizando vistorias, eliminando criadouros e orientando os moradores sobre medidas simples que podem fazer a diferença, como não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas ou qualquer recipiente que possa se tornar criadouro do mosquito.
A Prefeitura de Ilhéus reforça que a luta contra o Aedes aegypti é um dever de todos. Denúncias de focos do mosquito podem ser feitas pelo Disque Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (73) 3234-2040. As equipes de combate se comprometem a realizar a inspeção em até 48 horas após o chamado.
Juntos, podemos combater o mosquito e proteger a nossa cidade! Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU - Sucom.








Nenhum comentário:
Postar um comentário