(Nota de Falecimento: Professor Ari Mariano Filho)
![]() |
Um grande mestre! |
Atualizado às 16h10 - Faleceu nesta quarta-feira, 21 de maio, em Salvador, o professor Ari Mariano Filho, uma das figuras mais respeitadas da educação, gestão e comunicação no sul da Bahia. Ele estava internado no Hospital São Rafael e deixa um legado de relevantes contribuições à sociedade baiana.
Professor aposentado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ari Mariano Filho teve uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Foi Pró-Reitor de Administração e Finanças da UESC entre 2004 e 2012 e também exerceu a função de Chefe de Gabinete da instituição entre 2002 e 2004.
Atualmente, era professor do CETEAD/UFBA na área de Gestão da Qualidade, consultor nacional do Sebrae e membro titular da equipe internacional de Estudos e Pesquisa da Empresa Biológica. Cursava mestrado em Gestão Ambiental pela UESC e atuava como consultor em Gestão Empresarial.
Com formação sólida e múltiplas especializações, era especialista em Gestão Pública e Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Qualidade Total pela Christiano Ottoni (UFMG), e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Possuía mestrado profissional em Gestão Empresarial pela AmanKey e em Negócios pela ASBAVE.Sua experiência no setor de telecomunicações foi notável: atuou por 26 anos na Telebahia/Telebrás, chegando ao cargo de diretor da Região Sul da Bahia, onde gerenciou cerca de 146 municípios. Também foi gestor de implantação de projetos de telecomunicações no Ministério da Aeronáutica (M.AER), com expertise na área de radares.
Após deixar o setor público, assumiu a Superintendência do Jequitibá Plaza Shopping, em Itabuna, cidade pela qual sempre nutriu profundo carinho e dedicação. Empresário no ramo farmacêutico e pioneiro da comunicação no sul da Bahia, Ari Mariano Filho deixa uma trajetória marcada pelo trabalho, pela ética e pelo amor à sua terra.
O sul da Bahia se despede de um grande nome, cuja vida foi dedicada ao progresso, à educação e ao desenvolvimento regional.
O corpo está sendo transladado de Salvador para esta cidade, com o velório programado no SAF, a partir das 23h, de hoje. na Rua Juca Leão, e o sepultamento acontecerá neste dia 22, às 15h, no Cemiterio do campo Santo, em Itabuna.
NOTAS:
Expressaounica:
Os nossos mais profundos sentimentos a família, colegas e smigos. LUZ!
GILDETE CURVELO:
Prezados familiares de Ari Mariano Filho,
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ari. Neste momento de dor, queremos expressar nossas mais sinceras condolências a todos vocês. Ari foi um homem notável, um professor dedicado da Universidade Santa Cruz e um diretor exemplar da TELEBAHIA por 27 anos.
Seu legado vai muito além de suas conquistas profissionais; ele foi um esposo, pai e avô amoroso, sempre presente e generoso. Ari se destacou como um verdadeiro administrador de empresas, um gerente que não apenas liderou, mas também inspirou sua equipe. Sua busca incessante pela excelência e seu empenho em promover o desenvolvimento da TELEBAHIA foram fundamentais para o crescimento da empresa de telecomunicações na Bahia principalmente da Região Sul.
Ari sempre se preocupou com o bem-estar de seus colaboradores, incentivando-os a acompanhar a evolução tecnológica e a buscar o aprimoramento pessoal e profissional. Sua generosidade e sabedoria o tornaram um grande conselheiro e amigo, alguém que realmente queria o melhor para todos ao seu redor.
Neste momento de tristeza, que as memórias de Ari e seu legado de amor, amizade e dedicação sejam um conforto para vocês. Ele será sempre lembrado por aqueles que tiveram a sorte de cruzar seu caminho.
Com carinho e solidariedade,
Saudades eterna, dos ex-colegas da Telebahia e familiares.
https://www.instagram.com/p/DJ7R1kdRraM/?igsh=dWdjdW4ycHdtNzZj
MOÇÃO DE PESAR
Entristecido, soube nesta quarta-feira, dia 21 de maio, do falecimento do professor universitário Ari Mariano Filho, no Hospital São Rafael, em Salvador. Uma das figuras de relevo na educação, comunicação e gestão, o mestre deixa um legado de importantes contribuições à sociedade regional e baiana.
Dirigente regional da extinta Telebahia, professor aposentado do curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde foi de Chefe de Gabinete (2002 e 2004) e Pró-Reitor de Administração e Finanças (2004 e 2012), o professor Ari Mariano Filho sempre teve visão otimista e privilegiada sobre o desenvolvimento regional.
Em 2003, assumiu a superintendência do Jequitibá Plaza Shopping, em Itabuna, onde fez uma excelente gestão, marcada pelo compromisso, habilidade e ética.
Além disso, tinha sólida formação sólida intelectual e múltiplas especializações em Gestão Pública e Planejamento Estratégico (Fundação Getúlio Vargas), Qualidade Total pela Christiano Ottoni (UFMG), em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestrado profissional em Gestão Empresarial pela AmanKey e em Negócios pela ASBAVE.
Atualmente, se dedicava ao magistério no CETEAD/UFBA, na área de Gestão da Qualidade. Também era consultor nacional do SEBRAE, membro titular da equipe internacional de Estudos e Pesquisa da Empresa Biológica e cursava mestrado em Gestão Ambiental pela UESC.
Neste momento de dor, peço orações a Deus para que conforte seus familiares, colegas e amigos e em paz receba a bondosa alma do professor Ari Mariano Filho, cujo legado de amor à educação e à ética permanece nos seus milhares de alunos e discípulos.
Itabuna, 21 de maio de 2025
Augusto Castro
Prefeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável