segunda-feira, 19 de maio de 2025

Motos apreendidas devido barulho em itabuna

Prefeitura de Itabuna apreende 12 motocicletas no inicio da “Operação Barulho Zero”

Prefeitura de Itabuna, por ação da Guarda Civil Municipal da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), aprendeu 12 motocicletas com descargas adulteradas no final de semana quando deu início à “Operação Barulho Zero”. A vigilância e fiscalização aconteceram de sexta-feira à madrugada de domingo, dia 18.

A ação foi desencadeada em toda cidade visando identificar e apreender motos com escapamentos irregulares, que geram ruídos excessivos e perturbam o sossego público, em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN). As operações se deram nos bairros Santo Antônio, São Lourenço, Santa Inês, Califórnia e Fátima e na Avenida Juracy Magalhães.

De acordo com o subcomandante da GCM, Inspetor Valdir Francisco dos Santos, os veículos apreendidos ficaram sob custódia até esta segunda-feira, dia 19, quando os proprietários ou condutores compareceram à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) para assinar termo de advertência.

“Neste primeiro momento, a “Operação Barulho Zero” desenvolve ações educativas. Em caso de reincidência, vamos apertar a fiscalização e aplicar a multa relativa à infração cometida”, explicou. Ele acrescentou que a GCM utilizou um efetivo de 12 homens com o suporte de três viaturas padronizadas

“A ‘Operação Barulho Zero’ tem o amparo legal no artigo 12, V, da Lei Municipal n•1.710 de 25/09/95, que prevê retenção e condução pela Guarda Civil Municipal; artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro, com a previsão de multa e retenção pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), e o artigo 54, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998), que coíbe crime de poluição sonora e o artigo 42, da Lei das Contravenções Penais, que pune a perturbação do sossego”, acrescentou.

O comandante da GCM, Inácio Pereira, afirmou que a partir das apreensões está sendo alimentado um Banco de Dados para que haja eficácia nas ações para coibir o uso de motocicletas com descargas adulteradas.

“Há um mês, o secretário Humberto Mattos, titular da SESOP, fez uma advertência nas redes sociais quanto ao esse abuso e perturbação do sossego”, recordou. “Por isso, a determinação da Prefeitura na gestão do prefeito Augusto Castro é que a Operação Barulho Zero” aconteça, principalmente, nos finais de semana quando parece que o abuso é ainda maior”, finalizou. Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...