sábado, 24 de maio de 2025

BANCO DE LEITE DA SANTA CASA DE ITABUNA. PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA BOMBEIRAS

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itabuna promoveu, nesta quinta-feira (22), curso de capacitação para bombeirada Rota do Leite, parceria que assegura a coleta em domicílio das doadoras em diferentes regiões do municípioO leite é destinado aos recém-nascidos prematuros, com baixo peso e alérgicos a proteínas heterológicas, internadas no Hospital Manoel Novaes (HMN).

As bombeiras conheceram de perto as técnicas utilizadas para manter o leite em armazenamento adequado para o consumo, tiraram dúvidas sobre o processo de doação, como é feito o contato com as doadoras. “Discutimos também um pouco sobre a logística para assegurar a continuidade da parceria entre o Banco de Leite e Grupamento do Corpo de Bombeiros na Bahia”, explica a enfermeira Bianca Baleeiro, do Banco de Leite Humano da Santa Casa.

Para assegurar que o leite doado pelas mães com produção excedente chegue às crianças é fundamental a parceria não somente com o 4ª Grupamento do Corpo de Bombeiros, mas também com a comunidade, conforme relata Bianca Baleeiro. “Por isso, aproveito para, mais uma vez, fazer um apelo às mamães com excedente de leite que nos procurem. O primeiro contato pode ser por telefone, que é: (73) 3214-4346”, conta a enfermeira.

Bianca Baleeiro relata que hoje o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itabuna precisa de uma média de 70 litros no estoque, mas raramente consegue 50% desse volume. “A nossa luta é diária para garantir a alimentação para as crianças, principalmente aquelas que só podem consumir de leite humano.

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. O leite humano pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis.

De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, um pote de 300ml pode alimentar até 10 prematuros ou bebês de baixo peso. A amamentação é fundamental para redução da morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarréias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Concluida recuperação da estrada vicinal do Japu Ação da Secretaria do Interior garante melhorias na mobilidade e mais segurança para morado...