quinta-feira, 22 de maio de 2025

Empresas suspendem viagens em estrada da Bahia após ônibus atolarem

Via alternativa causa transtornos para motoristas e passageiros Crédito: Reprodução

Do - Correio24horas - Duas empresas de transporte suspenderam roteiros de viagens depois que ônibus ficaram atolados no desvio da BR-101, em Itapebi, no sul da Bahia. Dez horários não estão sendo cumpridos, sendo oito da empresa Rota Transporte e dois da Expresso Brasileiro. A via alternativa é utilizada desde que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha foi interditada devido às fortes chuvas que atingiram a região no início do mês. 

Apesar dos esforços para manter a operação normal, as condições do desvio têm se agravado devido a chuva intensas e pontos críticos de trafegabilidade, comprometendo a previsibilidade das viagens", pontuam as empresas. Registros que circulam nas redes sociais mostram diversos caminhões e ônibus enfrentando dificuldades para atravessar na via com buracos e lama. 

Passageiros contam que ficaram mais de dez horas esperando um ônibus ser liberado depois de ter ficado atolado durante a viagem entre Porto Seguro e Salvador. A interdição total do tráfego da ponte sobre o Rio Jequitinhonha no km 661 da BR-101 ocorreu no dia 5 deste mês


A empresa Rota Transporte suspendeu os horários das seguintes viagens: Itabuna x Porto Seguro (6h), Jequié x Porto Seguro (7h), Itabuna x Porto Seguro (14h), Ilhéus x Porto Seguro (17h), Porto Seguro x Itabuna (5h), Porto Seguro x Ilhéus (8h30), Porto Seguro x Itabuna (13h) e Porto Seguro x Itabuna (18h10). Já a Expresso Brasileiro, suspendeu dois horários. São eles: Nanuque (MG) x Ilhéus (11h) e Ilhéus x Nanuque (8h30).

Posicionamento do DNIT

"O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com base nas inspeções e ensaios para avaliação da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi, informa que para garantir a mobilidade de todos os usuários da rodovia com segurança será necessário construir uma nova Obra de Arte Especial (OAE).

As conclusões técnicas dos testes apontam pela inviabilidade de execução dos serviços de reabilitação da OAE, conforme previsto inicialmente. Neste sentido, será realizada uma contratação emergencial para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e de execução da obra garantindo, assim, uma solução estrutural confiável e duradoura e em conformidade com as diretrizes do DNIT e com as normas técnicas brasileiras vigentes.

No momento, o tráfego de veículos de carga, independente do peso bruto, continua interrompido na ponte. Sobre o desvio, o DNIT informa que já contratou a manutenção e os serviços serão realizados de forma imediata levando-se em conta a questão das chuvas."

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula é reprovado por 57 a 34% dos brasileiros e seu governo também: 53 a 41%

  Outros 41% aprovam o governo do petista; 6% não sabem ou não responderam O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Foto:...