quinta-feira, 22 de maio de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura apoia ação preventiva do IBAMA contra óleo nas praias

Evento “Praia Sem Óleo” vai até esta quinta-feira (22), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está apoiando o evento “Praia Sem Óleo”, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que vai até esta quinta-feira (22), no Teatro Municipal de Ilhéus. A ação tem como objetivo principal reforçar medidas preventivas de combate à presença de óleo nas praias da região.

Durante o evento, estão sendo realizadas palestras e oficinas voltadas à prevenção e ao enfrentamento de possíveis ocorrências de poluição por óleo no litoral de Ilhéus. A iniciativa também conta com a presença de representantes do município de Maraú, fortalecendo a integração regional em torno da preservação ambiental.

A atividade é uma resposta proativa diante dos riscos ambientais que ameaçam os ecossistemas costeiros. O apoio da Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção do meio ambiente e a promoção de ações sustentáveis, assegurando o bem-estar da população e a preservação das riquezas naturais do município.

Iguape se prepara para a primeira edição do São João nos Bairros

Prefeitura de Ilhéus e TV Santa Cruz realizam vistorias e intensificam preparativos para o evento

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a TV Santa Cruz, realizou duas vistorias no bairro do Iguape, local onde será a primeira edição do São João nos Bairros 2025, neste sábado (24). A ação faz parte dos preparativos para garantir a infraestrutura, segurança e organização do evento, que promete movimentar a comunidade local com muito forró e tradição junina.

Com realização da emissora e apoio da gestão municipal, a programação do Iguape contará com shows das bandas Mel de Forró e Xote Apimentado. O projeto leva cultura, lazer e valorização das manifestações populares aos bairros de Ilhéus.

A programação do São João nos Bairros segue nos próximos finais de semana. Confira:

* 31 de maio – Olivença

* 06 de junho – Teotônio Vilela

* 07 de junho – Malhado

A participação da Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com a valorização da cultura e o fortalecimento da economia nos bairros.

Município de Ilhéus se reúne com TRT para buscar acordo sobre pagamento de precatórios

Gestão municipal reafirma compromisso com a responsabilidade fiscal e busca soluções para evitar bloqueios judiciais

O município de Ilhéus participou, nesta semana, de uma audiência institucional com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Jefferson Muricy, com o objetivo de avançar no diálogo sobre o pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs). A reunião contou com a presença do Procurador Geral do Município, Jorge Cajueiro, do secretário-geral da presidência do TRT, Eloy Novaes; do secretário da Fazenda de Ilhéus, Fernando Fernandes; do Dr. Carlos Silva; da juíza auxiliar de precatórios e RPVs, Dra. Karine Andrade Britto Oliveira; do juiz de conciliação de precatórios, Dr. Marcus Vinícius Claudino Oliveira; e do diretor da Secretaria de Conciliação e Execução da Fazenda Pública, Frederico Augusto de Aguiar Rodrigues.

Durante o encontro, foram discutidas alternativas para a quitação das verbas de forma consensual, com o objetivo de evitar o bloqueio de recursos públicos. A iniciativa da Prefeitura de Ilhéus demonstra o empenho da administração municipal em manter o diálogo aberto com o Judiciário e honrar seus compromissos, dentro dos limites legais e orçamentários.

A intervenção da gestão municipal motivou o TRT a designar uma nova audiência com as juízas do trabalho de Ilhéus, visando alcançar uma solução viável para todas as partes envolvidas. A Prefeitura reforçou, na ocasião, seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a busca de soluções equilibradas para a regularização dos pagamentos, sem comprometer os serviços públicos essenciais.

A articulação institucional entre os poderes é considerada fundamental para garantir segurança jurídica, transparência na gestão pública e respeito aos direitos dos credores.

Vigilância Sanitária de Ilhéus alerta sobre riscos de clínicas irregulares 

E reforça importância da legalização dos estabelecimentos no município 

A Prefeitura de Ilhéus, através da V igilância Sanitária de Ilhéus tem intensificado, em 2025, as ações de fiscalização em diversos tipos de estabelecimentos, com foco especial nas clínicas de estética. A diretora da Vigilância em Saúde do município, Katiussa Nascimento, reforça que para qualquer estabelecimento funcionar legalmente, é essencial estar devidamente regularizado, com alvará de funcionamento, tributos pagos e, no caso de clínicas, também com profissionais habilitados para os serviços oferecidos.

“É fundamental que a população entenda que todos os estabelecimentos — sejam de saúde, de estética, de alimentação, entre outros — precisam de um alvará de funcionamento. Esse alvará só é emitido mediante o pagamento dos tributos correspondentes e a abertura de um processo de legalização”, explicou Katiussa.

Somente após essa regularização inicial, a Vigilância Sanitária pode realizar a inspeção necessária para verificar as condições sanitárias do local. “A atuação da vigilância depende desse processo formal. Sem alvará, não há como inspecionar, e, portanto, não se pode garantir que o estabelecimento esteja apto a funcionar sem oferecer riscos à saúde da população”, destacou a diretora.

Estética com responsabilidade

No caso das clínicas de estética, a atenção é ainda maior. Além das condições físicas e estruturais adequadas, é exigido que o espaço conte com alvará sanitário e que os profissionais responsáveis pelos procedimentos sejam devidamente habilitados, com registro e qualificação técnica comprovada — principalmente quando se trata de procedimentos invasivos, que envolvem o uso de anestésicos e substâncias que exigem prescrição médica.

“Se uma clínica não apresenta essa documentação, está operando de forma clandestina. Isso representa um sério risco à saúde pública. É nossa obrigação investigar, notificar e, quando necessário, interditar estabelecimentos que não cumpram com esses requisitos básicos”, pontuou Katiussa.

Clínica interditada em Ilhéus

Recentemente, a Vigilância Sanitária interditou uma clínica de estética que estava funcionando de forma completamente irregular em Ilhéus. De acordo com Katiussa, o local nunca deu entrada em um alvará de funcionamento e tampouco possuía documentação sanitária ou profissional que comprovasse a legalidade dos procedimentos realizados.

“A clínica foi notificada previamente, teve prazo para se adequar, recebeu orientações e a lista de documentos exigidos. Mesmo assim, não regularizou sua situação. Diante disso, tivemos que atuar para proteger a população de possíveis danos”, explicou.

A reabertura do estabelecimento só será possível caso a clínica cumpra todos os requisitos: solicitação formal de alvará, pagamento de tributos, apresentação da documentação exigida, aprovação na inspeção sanitária e presença de profissional legalmente habilitado com responsabilidade técnica sobre os serviços.

Fiscalização ampliada

A diretora em saúde do município destaca ainda que a Vigilância Sanitária de Ilhéus segue atuante em 2025, com fiscalizações rigorosas em diversos segmentos. “Estamos atentos a todos os estabelecimentos que possam oferecer risco à população — clínicas, padarias, supermercados, farmácias, hotéis, açougues e tantos outros. A atuação da Vigilância é para garantir segurança e saúde a todos”, concluiu.

A população pode e deve colaborar, denunciando locais que estejam funcionando de forma irregular. Cuidar da saúde é um dever coletivo, e a Vigilância Sanitária está comprometida com esse propósito.Por Cátia Gomes/Ascom Sesau - Sucom.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Uesc Dobra Investimento em Pesquisa

Uesc Dobra Investimento em Pesquisa e Lança Edital Universal 2025 com R$ 1 milhão em recursos O edital representa um novo patamar no comprom...