terça-feira, 8 de abril de 2025

VEREADOR FAZ SESSÃO ESPECIAL E HOMENAGEIA JORNALISTAS

Paulo Lima
Por-Paulo Lima - O vereador Eldon Ôrea foi o autor de uma Sessão Especial, realizada na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, no plenário Vereador Raymundo Lima, da Câmara Municipal de Itabuna, em homenagem ao Dia do Jornalista.
Fala de Paulo Lima

Na Sessão Especial, foram homenageados os jornalistas Roger Sarmento (TV Santa Cruz), Santiago (Record/Cabrália) e Oziel Aragão.

Após a leitura dos currículos dos homenageados, foi dada a palavra ao jornalista Paulo Lima, representando a ASSOCIAÇÃO BAHIANA DE IMPRENSA (grafada com "H" mesmo), que discorreu sobre o papel do comunicador na sociedade moderna e a influência que o jornalista e o radialista exercem na formação da opinião pública. Ele ressaltou os entraves e desafios de se fazer comunicação na província, enfrentando os poderosos da política e a máquina do poder nas três esferas que dominam a vida pública brasileira.

A FALA DOS HOMENAGEADOS

No decorrer da solenidade, fizeram uso da palavra os vereadores Babá Cearense, Denilton Santos, Robson Rigaud, Silas da Saúde, Bileco e o parlamentar Zoi, que enalteceram o papel e a luta dos profissionais da comunicação na atualidade.

Como último ato da Sessão Especial, os homenageados agradeceram ao presidente da reunião, vereador Eldon Ôrea, pelas placas recebidas em alusão ao Dia do Jornalista, ressaltando aspectos de suas trajetórias profissionais e o papel que exercem na comunidade — fazendo a conexão entre os anseios e reivindicações populares e os poderes constituídos, com destaque para a ética, a moral e a dignidade no exercício da profissão. O jornalista Roger Sarmento foi representado na solenidade por sua esposa, filha do saudoso jornalista Valdeny Andrade.

SESSÃO ESPECIAL E AUSÊNCIAS

Tornou-se costume, nos últimos anos, na Câmara de Vereadores de Itabuna, o não comparecimento da maioria dos legisladores municipais às solenidades que homenageiam determinados segmentos da comunidade. Presume-se que isso se configure como uma falta de cortesia e companheirismo com o vereador autor da sessão, além de desrespeito ao público e aos familiares dos homenageados presentes ao plenário Vereador Raymundo Lima. Acima de tudo, é uma desconsideração com os jornalistas, que diariamente noticiam os fatos e acontecimentos relacionados aos homens públicos de Itabuna, sendo guardiões dos anseios e reivindicações dos eleitores que os conduziram a tão importante posto da vida política e administrativa da cidade.

Era uma Sessão Solene, e não há justificativa aceitável — por mais que se tente apresentar uma — para o não comparecimento dos representantes do Poder Legislativo de Itabuna, especialmente quando a cidade aplaude e acredita que a Câmara agora tem uma nova cara, identificada com as aspirações do seu povo.

E para finalizar, como bem disse o jornalista Oziel Aragão:
"No próximo ano, espero que os 21 vereadores possam homenagear os jornalistas de Itabuna."

- Antônio PAULO de Oliveira LIMA— Jornalista, Cerimonialista e Membro da Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL).

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BYD Mandarim é líder de vendas em Salvador, região Metropolitana e Sul da Bahia

A BYD Mandarim, rede de concessionárias da marca chinesa no Grupo Indiana, consolida resultados marcantes em número de venda de veículos nov...