terça-feira, 11 de março de 2025

Observatório Astronômico da Uesc e TPI percorrem cidades do Nordeste

Caravana "Cometa Ciência & Arte" leva astronomia e teatro

Até o 20 de março, o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) percorrem cerca de 3.300 km pelo Nordeste com a caravana "Cometa Ciência & Arte". O projeto leva arte cênica e popularização da astronomia a cidades da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Praças, escolas e espaços públicos recebem telescópios, lasers, planetários e jogos didáticos, combinados a esquetes teatrais e apresentações musicais. A comunidade também participa, trazendo reflexões e saberes sobre a relação humana com o céu.

A iniciativa inclui um minicurso de astronomia prática para 30 professores de cada cidade visitada, finalizando com uma sessão de observação do céu a olho nu e a entrega de kits didáticos para uso em sala de aula.

Com mais de 15 anos de atuação, o projeto busca despertar a curiosidade científica, a consciência socioambiental e o pensamento crítico, promovendo a interseção entre ciência, arte e tecnologia. Desde 2024, a caravana percorre diversas regiões da Bahia e, em 2025, expandirá sua rota para Pernambuco, Maranhão e Piauí.

Na turnê, o Teatro Popular de Ilhéus estreia "O Visconde Partido ao Meio na Guerra do Açu", peça inspirada na resistência indígena do século XVII e na obra de Ítalo Calvino. O espetáculo mescla história e ficção ao narrar a trajetória do líder indígena Canindé, dividido ao meio por um tiro de canhão, em uma metáfora do realismo mágico nordestino.

O projeto conta com o apoio do Observatório Antares (UEFS) e diversas instituições locais, além de financiamento do CNPq/Governo Federal e da FUNARTE.

Mais informaçõeshttps://www.oauesc.org/cometacienciaearte

https://docs.google.com/document/d/11IflyD1cJJKxnoj6jA74YB-CFKLZOLaqPt7Ysc8ueKk/edit?tab=t.0

 

image.png


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Observatório Astronômico da Uesc e TPI percorrem cidades do Nordeste

Caravana "Cometa Ciência & Arte" leva astronomia e teatro Até o 20 de março, o Observatório Astronômico da Universidade Estadu...