quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

ILHEUS EM NOTICIAS

Prefeitura de Ilhéus reforça convocação para recadastramento obrigatório de servidores municipais

Atualização às 15h30 e às 18h15- Procedimento está sendo realizado na Associação Comercial e Industrial de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus reitera a convocação para que todos os servidores municipais efetivos realizem o Recadastramento Funcional, até o dia 7 de março, na Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), das 09h às 17h. 

O procedimento é obrigatório para todos os servidores efetivos, incluindo aqueles que estão licenciados, com ou sem remuneração, e os que foram cedidos a outros órgãos. Confira a documentação necessária (original e cópia):

1. RG;  

2. CPF;  

3. Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos três meses);  

4. Certidão de casamento, declaração de união estável ou averbação de separação judicial;  

5. Formulário de recadastramento.  

A convocação, publicada através da Portaria nº 149, de 4 de fevereiro de 2025, ressalta que o não comparecimento dentro do prazo resultará na suspensão do pagamento dos vencimentos do servidor. 

Para aqueles que, por motivo de saúde grave, não puderem comparecer no período estabelecido, será concedido um prazo de 15 dias após o encerramento do recadastramento, ou assim que houver a regularização da situação, para que se apresentarem ao Setor de Recursos Humanos.

SUTRAM realizará intervenções na Avenida ACM para evitar engarrafamentos

Autarquia destaca que o problema é anterior às recentes alterações na via_

A Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (SUTRAM) iniciou, nesta quarta-feira (12), novas intervenções na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro Malhado. Entre as alterações, estarão proibidas conversões à esquerda na Rua Ipanema e na Avenida Uberlândia.

A medida será aplicada em horários específicos, visando melhorar o fluxo de veículos durante o início e término das aulas nas escolas do local. Além das intervenções, a SUTRAM estará presente, através dos seus agentes, para orientar pais e motoristas de transporte escolar a utilizem adequadamente os pontos de embarque e desembarque de alunos.

A SUTRAM destaca que as recentes alterações na Avenida ACM não impactaram negativamente o tráfego, uma vez que as duas vias no sentido Centro foram mantidas e o congestionamento na área da faixa de pedestre elevada já ocorria anteriormente. Com as mudanças e a presença de agentes de trânsito, a Autarquia busca melhorar o fluxo no local, orientando e monitorando os condutores nos horários de maior movimento.

Secretaria de Ordem Pública de Ilhéus realiza treinamento para Salva-Vidas

Capacitação promove agilidade e padronização nos procedimentos de emergência

A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Ilhéus (SEMOP) realizou um treinamento especializado para os profissionais do Corpo de Salva-Vidas, com o objetivo de aprimorar o atendimento a vítimas de afogamento. 

O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), no Teatro Municipal de Ilhéus, e reuniu cerca de 100 participantes, entre salva-vidas, secretários e autoridades municipais.  

A palestra foi ministrada pelo Dr. Walbert Alcoforado,  que explicou como identificar a gravidade do afogamento e como agir nos primeiros socorros. O objetivo foi padronizar os procedimentos de emergência e garantir que as vítimas recebam o atendimento adequado, até a chegada do SAMU 192 ou do Corpo de Bombeiros.  

Essa iniciativa busca agilizar o atendimento e garantir maior eficácia nas operações de resgate, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo possíveis sequelas. Com a capacitação, o município de Ilhéus reforça o seu compromisso com a segurança nas praias e a proteção da comunidade.

Bloqueios nas contas do município de Ilhéus ultrapassam R$ 19 milhões em 2025

Prefeito Valderico Junior tem buscado alternativas para minimizar os impactos

A Prefeitura de Ilhéus enfrenta um cenário financeiro desafiador devido aos recorrentes bloqueios nas contas, que já ultrapassam R$ 19 milhões em 2025. Somente em janeiro, os bloqueios somaram R$ 10,3 milhões, enquanto até o dia 10 de fevereiro, mais R$ 8,8 milhões foram retidos, conforme dados da Secretaria da Fazenda e Orçamento.

Os valores bloqueados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) correspondem a dívidas deixadas pela gestão anterior, incluindo precatórios, Requisições de Pequeno Valor (RPVs), impostos atrasados e débitos não quitados junto ao INSS e à Receita Federal. Os bloqueios atingiram tanto as contas do município quanto a fonte de recursos do Fundo de Participação Municipal (FPM), comprometendo o orçamento da cidade.

A retenção desses valores impacta diretamente o fluxo de caixa da prefeitura, dificultando a execução de investimentos e compromissos financeiros. No entanto, o governo tem se empenhado para garantir a continuidade dos serviços públicos e, sobretudo, honrar os vencimentos dos servidores.

O Prefeito Valderico Junior vem buscando alternativas para minimizar os impactos dos bloqueios, solicitando ao TJ-BA o reparcelamento das dívidas. Com agenda em Brasília, o gestor também levou a questão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aguarda um retorno positivo, que permita ao município enfrentar a situação.

A prefeitura seguirá acompanhando os desdobramentos e tomará as medidas necessárias para responsabilizar os culpados pelos prejuízos causados ao município.

Sucom/Foto: Nadson Carvalho

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SANTA CASA DE ITABUNA É AUTORIZADA A CAPTAR R$ 12,8 MILHÕES PARA ONCOLOGIA

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna teve aprovados pelo Ministério da Saúde dois projetos para modernização do serviço de Oncologia. Ref...