terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Uesc concede título de Professor Honoris Causa pela primeira vez em sua história

Personalidades que marcaram a história da educação superior pública na Bahia

Na 83ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consu), realizada no dia 10 de fevereiro de 2025, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou, de forma inédita, a concessão do título de Professor Honoris Causa a três personalidades que marcaram a história da educação superior pública na Bahia: José Bites de Carvalho, Evandro Nascimento Silva e Luiz Otávio de Magalhães.

 

Na mesma sessão os conselheiros aprovaram título de Doutor Honoris Causa ao governador da Bahia, professor Jerônimo Rodrigues, ao canoísta olímpico Isaquias Queiroz dos Santos, ao médico Sílvio Porto de Oliveira e as duas das mais importantes lideranças indígenas da região: Maria Valdelice Amaral de Jesus e Maura Rosa Vieira Titiah.

 

Três trajetórias de impacto na educação pública

José Bites de Carvalho: uma liderança em defesa da autonomia universitária


Natural de Inhumas (GO), José Bites de Carvalho teve uma carreira de grande relevância no ensino superior baiano. A atuação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi marcada por avanços institucionais, e sua liderança no Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (2014 e 2018) consolidou a defesa da valorização de servidores e estudantes. O Fórum, composto pelos reitores da UNEB, UEFS, UESC e UESB, tem um papel crucial na articulação com o governo estadual para garantir o financiamento das universidades públicas.

 

Evandro Nascimento Silva: voz ativa no fortalecimento das universidades estaduais

Natural de Feira de Santana, Evandro Nascimento Silva formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também concluiu o Mestrado em Zoologia. Como reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), seu trabalho transcendeu os limites da instituição. Ao Presidir o Fórum dos Reitores (2015 e 2019), Evandro teve um papel estratégico nas negociações com o governo, buscando garantir recursos e políticas de fortalecimento para o ensino superior público.


Luiz Otávio de Magalhães: defensor da pesquisa acadêmica e da valorização docente

Graduado em História, Luiz Otávio de Magalhães especializou-se em História Antiga, com pesquisas focadas na Grécia Clássica, Democracia Ateniense e Cultura Escrita e Oralidade no Mundo Greco-Romano. Como reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), também presidiu o Fórum dos Reitores, onde atuou diretamente para promover avanços na carreira docente e na valorização da pesquisa acadêmica. Além disso, sua participação no Conselho Estadual de Educação da Bahia resultou em diretrizes que beneficiaram diretamente as universidades estaduais.

 

Para o reitor e presidente do Conselho Universitário, Alessandro Fernandes, “os três homenageados foram reconhecidos não apenas por suas contribuições em suas universidades de origem, mas também pelo impacto positivo que suas ações tiveram na Universidade Estadual de Santa Cruz, fortalecendo sua autonomia e desenvolvimento institucional.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTICIAS: 28ª edição da Regata Tour Salvador-Ilhéus

28ª edição da Regata Tour Salvador-Ilhéus começa nesta quinta-feira (13) Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, o evento reúne velejadores, mora...