quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Deputado Ricardo Maia defende rota original da FIOL no Oeste da Bahia

Deputado federal Ricardo Maia (MDB-BA)

Nos últimos dias, a região oeste da Bahia tem experimentado um intenso movimento devido a uma mudança prevista no projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). O traçado da ferrovia, que contempla no seu percurso original os municípios de Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e São Desidério, pode ser alterado por ajuste no projeto. O deputado federal Ricardo Maia (MDB-BA) posicionou-se de maneira favorável ao traçado original da FIOL.

O parlamentar alerta que a mudança pode prejudicar diretamente a economia da Bahia, impactando o escoamento da produção agrícola, mineral e industrial do estado. “A Bahia já estruturou sua logística com base na FIOL, garantindo geração de empregos e desenvolvimento para diversas regiões. O oeste baiano não pode perder espaço em um projeto estratégico para nosso crescimento”, afirmou o Deputado.

De acordo com o deputado, o setor agropecuário pode ser o mais afetado, especialmente a produção de soja em São Desidério, o maior produtor de grãos do Brasil. “A FIOL é fundamental para o transporte dessa produção até o Porto Sul, em Ilhéus, diminuindo os custos logísticos e assegurando maior competitividade nos mercados nacional e internacional. Caso a mudança de entroncamento favoreça Tocantins, o escoamento da safra pode se tornar mais oneroso e menos eficiente, prejudicando diretamente os produtores baianos”, alerta Ricardo Maia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHEUS EM NOTICIAS

Prefeitura de Ilhéus reforça convocação para recadastramento obrigatório de servidores municipais Procedimento está sendo realizado na Assoc...