quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Prefeitura de Itabuna finaliza a eleição dos Conselhos Escolares Municipais

Com objetivo de proporcionar uma educação democrática, participativa e integrada com a realidade de cada unidade escolar de Itabuna, a Prefeitura de Itabuna, por meio da  Secretaria Municipal da Educação  realizou na quarta-feira, dia 18, a eleição dos Conselhos Escolares das 90 unidades de ensino do campo e urbanas da Rede Municipal de Ensino.

O processo eleitoral foi concluído depois das 20h nas unidades do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA), depois de realizado das 8 às 17 horas, nas escolas dos turnos matutino e vespertino. Apesar do clima eleitoral, tudo transcorreu com normalidade e segurança.

 De acordo com a Lei Municipal nº 2.054/2007, os Conselhos Escolares Municipais das unidades do ensino fundamental e médio são órgãos representativos, constituídos por representantes da Comunidade Escolar: alunos, professores, funcionários e pais.

 Entre as principais atribuições dos Conselhos Escolares estão promover a democratização nas relações de poder no interior das escolas, priorizando a representação e garantindo a decisão participativa. 

 Além disso, propiciar o espaço de informação respeitando a diversidade de idéias, estimular a relação entre administração e comunidade assegurando a eficiência do processo educacional, respeitar as diferenças étnico-racial, sociocultural e religiosa de qualquer natureza. 

 Além disso, a coordenadora de Acompanhamento de Conselhos Escolares, Inês Sobrinho da Silva Pereira, destacou que a Lei Municipal determina que os conselheiros devem reunir-se mensalmente para tomar decisões deliberativas e coletivas de ordem pedagógica, administrativa e financeira na unidade  escolar. 

 Ela enfatizou que os Conselhos Escolares são formados por oito membros, sendo dois representantes dos professores, dois funcionários, dois representando os pais e mais dois membros que representam os alunos, com idade mínima de 12 anos.     

 A cerimônia de posse dos novos conselheiros acontecerá entre os dias 20 e 27 de setembro em cada unidade escolar. Após a posse, todos os conselheiros assinarão o termo de compromisso com a escola em que terá o mandato de dois anos. 

 A relação dos nomes dos novos conselheiros eleitos será publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município nos dias 30 de setembro a 4 de outubro, enquanto no dia 17 daquele mês no Teatro Candinha Dória a Secretaria Municipal da Educação vai realizar solenidade simbólica de posse.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por facção criminosa

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por facção criminosa proibir candidata do UB de entrar em bairro de Lauro O vice-presidente do União Brasil...