O JIET faz parte do calendário cultural de Ilhéus e celebra a tradição e o esporte dos povos Tupinambá
Na última quarta-feira (18), começaram os Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET), na Aldeia Mãe Olivença. O evento, organizado pela Associação Indígena Tupinambá Grupo Paranã (AITGP) começou às 18h, com a cerimônia de abertura, seguida pela Caminhada da Luz e apresentações culturais. Já a programação esportiva começou na manhã da quinta-feira (19), com apresentação das equipes competidoras e as primeiras provas – Corrida da Folha de Patioba (feminino e masculino), luta corporal (masculino) e Arco e Flecha (feminino).
O JIET 2024 reúne modalidades como corrida com maracá, corrida com toro, arremesso de tacape, zarabatana, luta corporal, além do futebol e natação. Todas as modalidades são disputadas por homens e mulheres, em equipes formadas por jovens e adultos.
Para a cultura indígena, os jogos são um marco na luta pelo resgate da cultura e tradição ancestral e reúne outras comunidades indígenas, como os Pataxós e Pataxó Hã Hã Hãe. Os Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá se estendem até o domingo (22), com uma programação rica, incluindo atividades esportivas, desfile cultural, premiação e encerramento com Porãsym.
Neste sábado (21), as competições têm início a partir das 9 horas, com a Corrida com Toro (feminino e masculino), seguido da competição de Arco e Flecha (masculino) e às 15 horas, o desfile cultural. Já no domingo (22), além do encerramento com Porãsym, previsto para às 16 horas, haverá uma prova surpresa às 11 horas e as competições de Cabo de Guerra (feminino e masculino), às 14 horas.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e é uma grande oportunidade para ilheenses e turistas conhecerem e apreciarem uma manifestação tradicional da cultura Tupinambá, que transcende séculos, bem como, da economia local ser movimentada e valorizada.
Com isso, o prefeito Mário Alexandre destaca a importância do JIET 2024 e convida todos para prestigiar mais essa grande expressão da nossa cultura. “É com muito carinho que prestígio e convido todas e todos para conhecer e participar dos Jogos Indígenas. Uma manifestação da nossa cultura, da nossa história e uma forma de fazer com que estas tradições que vem de tantos anos, perdura e siga junto das novas gerações”, disse o prefeito.
Texto e fotos Auany Borges (estagiária em comunicação na SUCOM/Ilhéus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável