segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Tendas dos Milagres, de Jorge Amado, é temade palestra de jornalista itabunense em Salvador


“Tendas dos Milagres: Identidade, religiosidade e interação social na obra de Jorge Amado” é o tema da palestra que o jornalista, poeta e escritor itabunense Ederivaldo Benedito-Bené fará na manhã desta quarta-feira, dia 28, durante a II Flind-Feira Literária do Colégio Estadual Manoel Devoto, em Salvador, O evento, que se estenderá até sexta-feira, dia 30, reunirá estudantes, professores, ex-alunos e representantes da comunidade numa extensa programação cultural.

“Linguagem utilizada para descrever outra linguagem, metalinguagem é o ponto onde a linguagem se transforma num objeto para descrever a si mesma. Utilizando os recursos da metalinguagem, construir uma entrevista imaginária com Pedro Archanjo, transportando para a nossa realidade porque o personagem fictício de Jorge Amado representa, em “Tendas dos Milagres”, a cultura afro-brasileira e as tradições da Bahia”, explicou Bené. “O romance aborda a identidade, a religiosidade e as interações sociais, destacando a riqueza cultural brasileira”, acrescentou.

"Desde junho de 1994, após cursar História, na Universidade Estadual de Santa Cruz, e ainda acadêmico de Direito, venho fazendo uma releitura de Tendas dos Milagres. Aos longo desses vinte anos, reli o livro inúmeras vezes e busquei uma entrevista imaginária com o Pedro Archanjo. Ao dá vida ao personagem principal do romance, o transportei  à realidade atual, tracei com ele um diálogo acerca do conjunto da obras de Jorge Amado, o perfil dos demais personagens e qual seria a sua presença e a sua reação frente Brasil que estamos vivendo”, afirmou.

O trabalho de Bené tem a colaboração da também professora e jornalista Vera Regina Oliveira. Itabunense, radicada em Salvador há quase cinquenta anos em Salvador, “Verinha” é graduada e Letras pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Leitura. Arquivista e pesquisadora, ela trabalhou no Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, Gazeta da Bahia/Gazeta Mercantil e Bahia Hoje.

Concluído em julho de 1969, “Tendas dos Milagres” – uma das mais importantes obras de Jorge Amado – tem um grande conteúdo revolucionário. Considerado um libelo da liberdade, o romance do escritor itabunense mostra a miscigenação na Bahia, o papel da Imprensa e a luta do povo baiano; a força da população de origem negra, a busca da cidadania e a resistência de todos os setores da sociedade local. Tem como ponto chave a manifestação cultural: o Candomblé é muito mais do que uma religião, é um instrumento de libertação de um povo.

Nascido em Itabuna há 65 anos, cinquenta dos quais dedicados ao Jornalismo sulbaiano, Bené tem uma sólida formação acadêmica e profissional. É jornalista, radialista, poeta, memorialista e bacharel em Direito; cursou Filosofia e é graduando em Teologia. Como repórter trabalhou nos jornais Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, Notícias Populares, O Estado de São Paulo, O Globo e A Tarde e nas TVs Cabrália e Santa Cruz. Servidor federal aposentado, ele atuou por três décadas e meia no setor de Comunicação Social da Ceplac, organismo do Ministério da Agricultura.

Tradicional estabelecimento de ensino baiano, Manoel Devoto é localizado no Rio Vermelho, bairro onde Jorge Amado residiu há décadas. Durante quatro dias, a Feira Literária do colégio desenvolverá inúmeras atividades, como apresentações culturais, oficinas; desfiles e estandes de cordéis. O evento reunirá escritores, poetas, professores, cantores, historiadores e pesquisadores da obra de Jorge Amado. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câmara de Ilhéus aprova PL que permite localizar em tempo real os veículos da coleta de resíduos sólidos

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão desta terça-feira (14/04), o Projeto de Lei (PL) nº 196/2025, que assegura à população...