segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Redução de candidatos é a maior deste século

Foto: Roberto Jayme/Ascom TSE

 CLÁUDIO HUMBERTO

Ototal de candidatos a prefeito e vereador em 2024 apresentou a maior queda dos últimos 24 anos. Em 2020, quase 558 mil brasileiros tentaram a sorte nas urnas, mas, este ano, são pouco mais de 464 mil (18,5% a menos). Além da reforma eleitoral de 2021, que limitou as candidaturas por partidos e federações, o cientista político João Cândido aponta a polarização e o desgaste da classe política e até mesmo a pandemia como alguns dos motivos do afastamento dos políticos em potencial.

Além da política

Além do acirramento, a covid provocou perdas que podem influenciar candidaturas a vereador, a mais comum porta de entrada na política.

Classe exclusiva

O cientista político Murilo Medeiros cita a cláusula de desempenho, que reduz o número de partidos, acesso ao fundo e ao tempo de rádio e TV.

Eficiência no gasto

O constitucionalista Ariel Uarian lembra: “estratégia que os partidos têm usado é ter menos candidatos para focar gastos do fundo de campanha”.

Do jornaldamidia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...