terça-feira, 16 de julho de 2024

Bruno Reis tem vantagem de 55,1 pontos e seria reeleito em 1º turno

Bruno Reis

Prefeito da capital baiana cresceu 4,9 pontos desde janeiro, e pontua 67,6%, diante de apenas 12,5% do vice-governador Geraldo Jr.

Do -Diario do Poder -O prefeito Bruno Reis (União) está cada vez mais perto de uma eventual reeleição em 1º turno na capital baiana, e abriu vantagem de 55,1 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), na disputa pelo comando da Prefeitura de Salvador. É o que indicam os números do levantamento de intenções de votos divulgados pela Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (16).

O sucessor e aliado de ACM Neto (União) tem 67,6% da preferência do eleitor soteropolitano, diante de apenas 12,5% obtidos pelo candidato apoiado pelo PT do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. Na sequência, o professor e policial civil Kleber Rosa (PSOL) pontua 3%, e o bacharel em Direito e pesquisador Victor Marinho (PSTU), tem 2,8%.

A avaliação da administração do prefeito de Salvador sinaliza a motivação pela sua reeleição. Bruno Reis tem gestão aprovada por 75,3% dos soteropolitanos. Sendo classificada positivamente por 52,4% dos eleitores, com 20,5% considerando a gestão ótima e 31,9%, boa. A avaliação negativa é de apenas 12,4% (5,3 ruim e 7,1% péssima). E 34% avaliam a gestão como regular.

Bruno Reis avançou 4,9 pontos percentuais no cenário estimulado, desde janeiro deste ano, quando tinha 62,7%, e Geraldo Jr.  12,1%, o que é apenas 0,4 pontos do atual desempenho do vice-governador.

Na outra modalidade da pesquisa, quando não há lista de pré-candidatos como opções para o eleitor, o desempenho do prefeito é ainda melhor. Bruno Reis é lembrado como o escolhido de 28,9% dos soteropolitanos pesquisados. Uma preferência de voto mais de cinco vezes maior que os 5,4% do ex-prefeito ACM Neto, que não é candidato. E quase dez vezes maior que os 2,9% obtidos por Geraldo Jr.

O prefeito Bruno Reis também tem a menor rejeição, com 17,9%. Enquanto Geraldo Júnior é o mais rejeitado pelo eleitor, com 37,1% dizendo que não votam no vice-governador de jeito nenhum, para prefeito de Salvador.

O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento, que ouviu 800 eleitores, desde o dia 12 deste mês de julho até ontem (15), foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral l sob o n.º BA-02875/2024 para o cargo de prefeito.

Veja os números:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Junior confirma participação em debate da Faculdade de Ilhéus, nesta terça (17)

  Valderico junior Debate dos prefeituraveis de Ilhéus hoje a noite na Faculdade de Ilhéus. Zona-sul  Na noite desta terça-feira (17), a Fac...