terça-feira, 12 de setembro de 2023

Professores municipais vivem experiência com música para melhorar o ensino infantil em Itabuna


Mais de 300 professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em Itabuna participam de uma experiência que se transformará num importante instrumento pedagógico para auxiliar no processo de aprendizagem das crianças. Trata-se da formação “Traços, sons, cores e formas”.

O evento, promovido pela Coordenação da Educação Infantil da Secretaria de Educação, foi aberto no último dia 5 e continua nesta quinta-feira, dia 14, na UNEX – Centro Universitário de Excelência, na Praça José Bastos.

A programação inclui palestras com temas sobre a experiências do professor da Educação Infantil com música, a música dentro dos campos de experiência e a interdisciplinaridade, orientação sobre o que é equidade, além de atividade em grupo, socialização das atividades e por fim a avaliação e encaminhamentos das propostas debatidas.

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Silvana Carvalho Almeida explicou que o campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” desperta para a importância de educar a sensibilidade da criança de forma política, estética e ética, o que a incentiva construir um agir lúdico e um olhar poético sobre o mundo, sobre as pessoas, ampliando a percepção de cores, sons, silêncio, texturas, tamanhos, sabores e cheiros a partir de sua corporeidade.

“O contato diário com a música não muito infantilizada, permite que as crianças ampliem o seu repertório musical e ao mesmo tempo suas formas de expressão criativa e sensível e o seu vocabulário”, justificou a coordenadora.
Ela informa que a linguagem musical, representada por diversos símbolos, contribui para a reflexão, motivação, além de auxiliar no processo da aprendizagem da criança. “Podemos afirmar que no contexto escolar a música também ensina o público infantil a ouvir e a escutar de maneira ativa e reflexiva”, acrescentou.

Silvana Almeida acredita que as unidades escolares de Educação Infantil devem ser ambientes acolhedores, interativos e abertos às explorações incentivadas pela professora com o objetivo de aprimorar a sensibilidade e a curiosidade das crianças.
“Essa experiência com a música desperta na criança a necessidade de sentir o mundo e a si próprio num ambiente diversificado, com o auxílio de recursos visuais e sonoros no seu dia a dia”, diz.

A coordenadora conclui que experiências com música, aliada a outras importantes ferramentas, como pintura, escultura e outras formas artísticas, como a dança e o teatro, ampliam a vivência estética da criança, desenvolve sensibilidade, criatividade e expressão pessoal resultando na melhoria da qualidade do ensino infantil,” finaliza.

Ascom

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